quinta-feira, 7 de julho de 2016

Final de Semestre

Mais um semestre se encerrando, correria para terminar as atividades. Este semestre foram repletos de novas aprendizagens e superação em relação as dificuldades que  tínhamos em algumas tarefas. Aprender, refletir, estudar ,buscar, pesquisar fazem parte do nosso dia a dia , pois ser aluna do Pead da UFRGS é estar sempre em construção de conceitos. É estar sempre se desafiando e buscando soluções para as dificuldades. E nesta caminhada vamos construindo novos saberes, criando novas possibilidades e acreditando que o futuro vem através da educação


                              

domingo, 3 de julho de 2016

Musica = Ludicidade

Resultado de imagem para Musica e ludicidade na educação
                       


Quando a criança entre para a escola, leva consigo uma bagagem de vivências, que aprendem com seus familiares, amigos, brincadeiras na rua, elas absorvem tudo que faz parte do seu convívio. Portanto penso que esses saberes que eles constroem em seu cotidiano exige respeito. O processo ensino-aprendizagem aborda diversas formas de ensinar e na educação a ludicidade promove pro move uma aprendizagem significativa e prazerosa. A inclusão da musica, brincadeiras brinquedos leva a criança internalizar conceitos que também comburira nas áreas de conhecimento da leitura e escrita.


A musica esta presente em diversas situações da vida humana. Existe musica para adormecer, dançar, chorar os mortos e conclamar o povo a lutar, o que remonta a sua função ritualista presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios de cada manifestação musical. Nesses contextos as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.(Renata, 1998, p.47)

                O lúdico anda junto com a musica. E através dele que a criança fantasia, imagina brincar de faz de conta exercita seu imaginário contentemente. É preciso avivar a infância, para que a criança que existe em cada ser humano floresça na idade adulta propiciando a  vivência da afetividade, sensibilidade e do   encantamento. E para que esses momentos musicais e ludicos aconteçam é preciso que o professor propicie essas brincadeiras mágicas e que o educador participe pois é importante o educando perceber que nós também estamos brincando e que é divertido para ambos.




           https://www.youtube.com/watch?v=_S4m-THvoDk