domingo, 22 de maio de 2016

Olhar e Ver é o mesmo que Pensar e Refletir.

                                 Resultado de imagem para olhar e ver


Segunda a Filosofa Márcia Tiburi a diferença entre ver e olhar está na tarefa de compreender a condição humana. Vivemos num mundo rico em imagens que muitas vezes não entendemos o significado. Para que  possamos ver primeiro é preciso pensar  e muitas vezes não é o que fazemos. Quando fixamos o olhar em alguma imagem, no primeiro momento não percebemos o que aquela cena significa, mas quando paramos para olhar, refletimos, contemplamos e percebemos o real significado daquela imagem. E partindo desta reflexão de ver e olhar, devemos parar, refletir e observar mais as crianças em seu dia a dia, para que possamos registrar e transformar seus interesses e curiosidades em aprendizagens.
     'É como se depois de ver fosse necessário olhar, para olhar, para então, novamente ver. Há assim, uma dinâmica, um movimento- podemos dizer- um ritmo em processo de olhar-ver. Ver e, olhar se contemplam, são dois movimentos do mesmo gesto que envolve sensibilidade e '
                                                (Tiburi, 2005)



domingo, 15 de maio de 2016

Surdo =Identidade = Ser Social !!!

Vivemos em uma sociedade onde as ações de inclusão se faz necessário, como aprender libras. Entender e conviver com surdos é reconhecer que há uma diferença e não uma deficiência.
Não importa se é um familiar próximo ou distante ou até mesmo um conhecido, pessoa próxima, entender o universo do surdo traz benefícios tanto para os ouvintes quanto para os surdos. Os ouvintes ampliam seu entendimento sobre  as possibilidades e capacidades humanas e para as pessoas surdas contribui para uma melhor comunicação com os ouvintes.
Segundo Susan Gregory fez uma pesquisa sobre crianças surdas e pode constatar que os acessos de raiva da criança surda é devida a frustração que ela sente por não se fazer entender.
E nós como podemos ajudar a mudar este contexto onde a criança surda está inserida? Pensando nesta questão fiz algumas pesquisas e constatei que existe sim algumas maneiras tais como:
* aprender libras- saber-se comunicar ( mesmo que em um nível básico);
* Procure instituições especializada- no caso de crianças, escolas que considerem o uso e o ensino tanto da libras quanto do português;
* em escolas, universidades, palestras e eventos, solicite sempre a presença de um tradutor e interprete da língua de sinais;
* estimule a participação da pessoa surda em grupo de surdos. Está convivência entre falantes da mesma língua faz toda diferença para o desenvolvimento da auto estima e integração social da pessoa surda;
* informe-se sobre os direitos garantidos por lei á pessoas  surdas;
* procure materiais e recursos que tenham incorporado a língua de sinais;
* considere sempre a experiência da pessoa surda.

E partindo destas questões a pessoa surda, faz parte da sociedade,  é um ser social e produtiva como qualquer ser humano, cada qual com suas especifidade.



domingo, 1 de maio de 2016

Musica Faz Bem á Alma....


Resultado de imagem para a importancia da musica na aprendizagem escolar
Não importa a idade, a música traz muitos benefícios: acalma, cria vínculos, fortalece a memória, promove o autoconhecimento, ameniza a dor, melhora a comunicação e induz ao movimento.

Resultado de imagem para a importancia da musica na aprendizagem escolar

Tudo na vida há de passar
Tudo na vida há de passar
Somente a musica há de ficar
Somente a musica há de ficar.



Esse foi um refrão que a turma cantou no primeiro dia de aula de musica, teve vários momentos e pela euforia de todas nós, realmente foram momentos prazerosos. Se para os adultos são significativos, imagina para a criança, são momentos de puro encantamento. A musica no contexto educacional, contribui de varias formas, desde do desenvolvimento psicomotor, afetivo,cognitivo e linguístico. O ser humano quando ouve musica ele fica mais relaxado, pois a melodia age direto nas células cerebrais. A musica é um dos principais meios de comunicação existente na sociedade.

"Primeiramente devemos educar a alma através da musica e a seguir o corpo através da ginástica" disse Platão.
A musica na  educação ajuda a criança a melhorar o aprendizado, desenvolve a sensibilidade, sendo assim o professor deve ter o cuidado ao escolher o tipo de musica que vai ser apresentada a criança. A presença da musica em sala , estimula os sentimentos, a memória e a inteligência. A musica também torna a sala de aula mais acolhedora e alegre. Nos dias de hoje  de acordo com as necessidades da sociedade, a ludicidade no ambiente educacional tem se tornado necessária pois torna o aprendizado prazeroso e estimulante. Com isso a criança estará mais bem preparada, tornando-se uma cidadã mais critica e capaz de resolver situações.
Concluindo, para Bréscia apud Garcia; Santos(2012), a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória e concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma  efetiva consciência corporal e de movimentação.