domingo, 15 de maio de 2016

Surdo =Identidade = Ser Social !!!

Vivemos em uma sociedade onde as ações de inclusão se faz necessário, como aprender libras. Entender e conviver com surdos é reconhecer que há uma diferença e não uma deficiência.
Não importa se é um familiar próximo ou distante ou até mesmo um conhecido, pessoa próxima, entender o universo do surdo traz benefícios tanto para os ouvintes quanto para os surdos. Os ouvintes ampliam seu entendimento sobre  as possibilidades e capacidades humanas e para as pessoas surdas contribui para uma melhor comunicação com os ouvintes.
Segundo Susan Gregory fez uma pesquisa sobre crianças surdas e pode constatar que os acessos de raiva da criança surda é devida a frustração que ela sente por não se fazer entender.
E nós como podemos ajudar a mudar este contexto onde a criança surda está inserida? Pensando nesta questão fiz algumas pesquisas e constatei que existe sim algumas maneiras tais como:
* aprender libras- saber-se comunicar ( mesmo que em um nível básico);
* Procure instituições especializada- no caso de crianças, escolas que considerem o uso e o ensino tanto da libras quanto do português;
* em escolas, universidades, palestras e eventos, solicite sempre a presença de um tradutor e interprete da língua de sinais;
* estimule a participação da pessoa surda em grupo de surdos. Está convivência entre falantes da mesma língua faz toda diferença para o desenvolvimento da auto estima e integração social da pessoa surda;
* informe-se sobre os direitos garantidos por lei á pessoas  surdas;
* procure materiais e recursos que tenham incorporado a língua de sinais;
* considere sempre a experiência da pessoa surda.

E partindo destas questões a pessoa surda, faz parte da sociedade,  é um ser social e produtiva como qualquer ser humano, cada qual com suas especifidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário