domingo, 9 de outubro de 2016

Representação do Mundo pela Matemática.

                                                   Resultado de imagem para representação do mundo pela matemática


Inicialmente foi apresentado a matemática em diferentes contextos e de que forma atribuímos significados aos numeros. A matemática é um produto do pensamento e precisamos de algo concreto para representa-la. E para representar esse momento os professores distribuíram cartas com simbolos Maias. No primeiro momento causou estranhamento mas após decodificar os simbolos ficou mais fácil jogar. Essa aula além de mostrar que a matemática pode ser ensinada de forma descontraida me fez ver que realmente vivemos num mundo numérico. Desde que nascemos, vivemos rodeados de números, contamos dias, semanas, meses, contamos e classificamos coisas etc...E a criança vive em um contexto cheio de informações que são vivenciadas e percebidas enquanto exploram o meio que vivem e desse modo experimentam suas primeiras noções de espaço e tempo.
Assim sendo é importante que a criança na educação infantil possa interagir com brincadeiras, jogos e atividades significativas que envolvam geometria para que aos poucos ela va se apropriando dos conceitos de matemático. 


"Segundo Piaget (1978), o conhecimento lógico matemático é uma construção e resulta da ação mental da criança sobre o mundo. O conhecimento logico-matemático não é inerente ao objeto; ele é construído apartir das relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo. Contudo da mesma forma que o conhecimento físico, ele também é, construido apartir das ações sobre os objetos."
 http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_28/pensamento.pdf




 Através da brincadeira a criança vai construíndo seu conhecimento de sequência.




Pode-se trabalhar conceitos de matemática em outras disciplinas como por exemplo: Educação Fisica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário