terça-feira, 11 de julho de 2017

Plano de Ação

Plano de Ação Angela


Projeto de onde vem o ovo?

  

Quando a criança vivência momentos de interação e se torna protagonista de suas próprias experiências ela aprende melhor e compartilha com seus pares o que sabe e o que aprendeu.O plano de ação gerou uma retomada dos objetivos do projeto e o eixo da pesquisa. As crianças conheceram Kika, uma menina curiosa que insiste saber a origem de todas as coisas e junto com ela descobriram o caminho percorrido pelo ovo da galinha até chegar à nossa mesa. Isso acabou de vez com a teoria: "O ovo vem do super."


METAS
Objetivos
Período de Realização
Descrição Meta


Meta 1
Questões de Pesquisa
Proporcionar diferentes atividades e brincadeiras lúdicas que levem as crianças a construir novos saberes sobre de onde vem o ovo e alimentação saudável, brincando ,explorando e expressando-se  através das brincadeiras e desenhos.






12/04/2017
      A

21/04/2017
O projeto “De onde vem o ovo?” foi construído através das observações e registro. A curiosidade das crianças foi o ponta pé inicial.
*Questionamentos sobre o que sabiam sobre o assunto e registrar em painel.

*Recebemos a visita de uma tartaruga na escola.

* Comparando diferentes ovos.

* As crianças juntamente com a nutricionista elaboraram uma massa caseira para fazermos ovos.

*Corrida do ovo na colher.


Meta 2
Dúvidas e
Certezas
Construir com as crianças um quadro de certezas e duvidas. Proporcionar momentos de pesquisas e assim relacionar o que sabem com o que descobriram
24/4/17
    A
05/5/17
Os novos conhecimentos das crianças partiu da curiosidade delasmquando estavam no pátio observando uma fenda no piso do solário. Através de vídeos, desenhos e histórias construímos painéis e partilhamos nossas novas aprendizagens com as outras turmas.
Visita a um galinheiro , brincadeira do ovo podre, receita da mamãe com o ingrediente ovo, jogos matemático ( classificação e seriação) de quem é esse ovo ( cor e tamanho).

*Momento culinária: Omelete .
Meta 3
Mapa Conceitual
O MC foi construído através das aprendizagens que eles foram adquirindo através das atividades e brincadeira. 

08/05
  A
19/05
As crianças da educação infantil ainda não sabem ler, o MC foi sendo construído através de imagens que era apresentadas para elas. Faziam desenhos como forma de registro e a cada nova aprendizagem , mais elementos eram agregados ao Mc.
*Roda de conversa, desenhos, maquete com os animais e seus ovos, jogo da memória.
Meta 4
Plano De Ação
Retomar o plano de ação revendo os objetivos, desenvolvendo atividades que despertem novos saberes

23/05
  A
14/06

O MC foi modificado conforme as aprendizagens e descobertas que foram adquiridas.
* Assistiram vídeo “De onde vem o ovo?”https://www.youtube.com/watch?v=xaNLpqz8Mjg

*Explorar oralmente o vídeo: vocês conhecem animais que botam ovos? Todos os animais botam ovos? Etc...

*Desenhos e leitura do livro: Ciclo do ovo- Cristina Quental Mariana Magalhães e ilustrações de Sandra Serra.

*Jogos de encaixe de aprendizagem (memória, sequencia, quebra cabeça)
Meta 5
Relatório
Desenvolver com base no plano de ação, analises e reflexões usando o referenciar teórico indicado na interdisciplina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário