Plano de Ação Angela
Projeto de onde vem o ovo?
Quando a criança vivência momentos de interação e se torna protagonista de suas próprias experiências ela aprende melhor e compartilha com seus pares o que sabe e o que aprendeu.O plano de ação gerou uma retomada dos objetivos do projeto e o eixo da pesquisa. As crianças conheceram Kika, uma menina curiosa que insiste saber a origem de todas as coisas e junto com ela descobriram o caminho percorrido pelo ovo da galinha até chegar à nossa mesa. Isso acabou de vez com a teoria: "O ovo vem do super."
Objetivos
|
Período de Realização
|
Descrição Meta
| ||
Meta 1
Questões de Pesquisa
|
Proporcionar diferentes atividades e brincadeiras lúdicas que levem as crianças a construir novos saberes sobre de onde vem o ovo e alimentação saudável, brincando ,explorando e expressando-se através das brincadeiras e desenhos.
|
12/04/2017
A
21/04/2017
|
O projeto “De onde vem o ovo?” foi construído através das observações e registro. A curiosidade das crianças foi o ponta pé inicial.
|
*Questionamentos sobre o que sabiam sobre o assunto e registrar em painel.
*Recebemos a visita de uma tartaruga na escola. * Comparando diferentes ovos. * As crianças juntamente com a nutricionista elaboraram uma massa caseira para fazermos ovos. *Corrida do ovo na colher. |
Meta 2
Dúvidas e
Certezas
|
Construir com as crianças um quadro de certezas e duvidas. Proporcionar momentos de pesquisas e assim relacionar o que sabem com o que descobriram
|
24/4/17
A
05/5/17
|
Os novos conhecimentos das crianças partiu da curiosidade delasmquando estavam no pátio observando uma fenda no piso do solário. Através de vídeos, desenhos e histórias construímos painéis e partilhamos nossas novas aprendizagens com as outras turmas.
|
Visita a um galinheiro , brincadeira do ovo podre, receita da mamãe com o ingrediente ovo, jogos matemático ( classificação e seriação) de quem é esse ovo ( cor e tamanho).
*Momento culinária: Omelete . |
Meta 3
Mapa Conceitual
|
O MC foi construído através das aprendizagens que eles foram adquirindo através das atividades e brincadeira.
|
08/05
A
19/05
|
As crianças da educação infantil ainda não sabem ler, o MC foi sendo construído através de imagens que era apresentadas para elas. Faziam desenhos como forma de registro e a cada nova aprendizagem , mais elementos eram agregados ao Mc.
|
*Roda de conversa, desenhos, maquete com os animais e seus ovos, jogo da memória.
|
Meta 4
Plano De Ação
|
Retomar o plano de ação revendo os objetivos, desenvolvendo atividades que despertem novos saberes
|
23/05
A
14/06
|
O MC foi modificado conforme as aprendizagens e descobertas que foram adquiridas.
|
* Assistiram vídeo “De onde vem o ovo?”https://www.youtube.com/watch?v=xaNLpqz8Mjg
*Explorar oralmente o vídeo: vocês conhecem animais que botam ovos? Todos os animais botam ovos? Etc...
*Desenhos e leitura do livro: Ciclo do ovo- Cristina Quental Mariana Magalhães e ilustrações de Sandra Serra. *Jogos de encaixe de aprendizagem (memória, sequencia, quebra cabeça) |
Meta 5
Relatório
|
Desenvolver com base no plano de ação, analises e reflexões usando o referenciar teórico indicado na interdisciplina.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário