sábado, 24 de março de 2018

Uma escola interestelar


Grupo Mafalditas:

*Angela Nunes
*Franciely Fava
*Kátia Del Fabro
*Mara Barcelos

                       Na aula de Didática,  planejamento e avaliação foi proposto a imaginarmos uma escola em outro planeta.  Nosso grupo idealizou uma escola dentro de uma espaçonave. Essa escola espacial ira explorar galáxias, agregando diferentes culturas, conhecimentos usando uma pedagogia real, não estaria escrita só no papel mas sendo realizada em diferentes espaços, oportunizando o aluno a ter voz ativa em seu aprendizado. Portanto nossa escola interestelar tem a missão de despertar na criança a curiosidade de aprender novos saberes em que elas serão protagonistas no processo aprendizagem , interagindo e socializando com outras culturas os conhecimentos aprendidos.





Blá, blá, blá x Dá,dá,dá....

                               

                                                Aquisição da linguagem.

A história da aquisição da linguagem data por volta do século VII a.c. Segundo pesquisas o ser humano adquire linguagem através do convívio co o outros seres humanos. A partir do século XX um novo estudo baseado em uma visão teórica behavorista acreditava numa linguagem por repetição, a criança aprendia através da imitação. Dentro desta hipótese behavorismo está o psicologo Skinner que defendia essa teoria behavorista mas com o avanço da Neurociências, a aquisição da linguagem ganha outro rumo dando lugar a novas descobertas. Outro fato importante também foi a teoria de Noam Chomsky acretiva que a aquisição da linguagem era inata nascia com o sujeito. Nos últimos anos estudos apontam que o bebe já nasce com a linguagem precisando apenas interagir com o ambiente para ampliar seu vocabulário. Portanto é importante que a criança durante seu primeiro ano esteja exposta em um ambiente linguístico. Entre a aquisição da linguagem, está o choro do bebe que é a primeira forma linguística do ser humano, é o meio de comunicação e interação com o mundo ao seu redor. A criança aprende ouvindo e interagindo n ambiente familiar, elas constroem 
uma linguagem própria, não é certo do ponto de vista convencional mas um caminho na construção da fala.





Referências:
Aquisição da Linguagem, Silva, Samanta Demetrio da,



terça-feira, 20 de março de 2018

Escolas Democráticas ou um Desconcertante Déjá vu

                              Resultado de imagem para escolas democráticas

Democracia um regime de governo onde o povo tem voz ativa e elegem seus representantes por meio de voto. Todo tem direitos de deveres de participar sendo que o sistema político protege os direitos e liberdade de todos os cidadãos. Portanto uma escola democrática é aquela que oportuniza um espaço de aprendizagem, socialização articulando atividades em que o aluno/criança possa sentir-se protagonista  de sua aprendizagem. Mas no vídeo Escolas Democráticas nos mostra um desconcertante déjá vu, um replay do que acontece em muitas escolas até hoje. Os alunos que aparecem nas cenas fazem tudo ao mesmo tempo, seguindo uma rotina onde os alunos absorvem exatamente tudo que os professores colocam no quadro  e eles passivamente copiam sem questionar.
“Pobre professoras, também engaioladas... São obrigadas a ensinar o que os programas mandam sabendo que é inútil. Isso é um hábito velho das escolas. (Rubem Alves)”.
O vídeo mostra claramente uma educação engessada totalmente voltada para o Autoritarismo. Acredita numa aprendizagem Empirista, a criança é uma tabula rasa, seu desenvolvimento intelectual pode ser modelado. Neste caso a escola é muito tradicional demostrando uma educação bancaria, o ensino centrado no professor.  Vídeo mostra muitas cenas em que o aluno apenas tem o dever de obedecer sem questionar. Um grupo de alunos discutem sobre determinado assunto  tentam demostrar suas ideias para o professor e este repassar para o diretor. Mas como toda escola que não concebe o aluno como detentor de conhecimento, jogou as ideias dos alunos no lixo, reprimindo assim o processo de construção daquele grupo.
“Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo aquilo com que acriança chega a ela”. A escola decreta que antes dela não há nada. (Paulo Freire)”
Apesar de estarmos sempre em constante formação, ainda há professores que vivem um retrocesso na educação, com suas aulas expositivas, tradicionais em que o aluno não tem voz ativa na escola sendo apenas uma folha em branco onde o conhecimento tem se tornado cada vez mais conteudista. O vídeo foi muito reflexivo no sentido de repensarmos no nosso fazer pedagógico e em como quero ser: Um professor castrador ou um professor que estimula seu aluno a buscar conhecimento e se sente feliz com as descobertas de seus alunos

“Não me dizem se as escolas são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o voo de seus  alunos.
Há esperança... Rubem Alves



Referências
Alves, Rubem Gaiolas ou asas?

Becker Fernando , Marques, Tania Beatriz  Iwaszko, Aprendizagem Humana: Processo de construçã.