domingo, 3 de setembro de 2017

Inclusão, História e Educação.

                Todos fazem parte de um imenso mundo cheio de diversidade. Desde criança ouvimos as pessoas falarem que todos nos somos diferentes um dos outros ao mesmo tempo que somos iguais isso quer dizer que cada um de nos tem sua personalidade caracterizando-se pela maneira que aprendemos, olhamos, sentimos e reagimos em relação ao ambiente que cada um vive.
                As diversidades sociais são muitas e estão presentes nas escolas: etnia, cultura, situação  socieconômica, situação de saúde, necessidades educacionais   especiais entre outras. A inclusão faz parte da realidade da escola. Não podemos fechar os olhos para esse momento de inclusão mas pensar na educação como um instrumento de desenvolvimento pessoal e social da criança e não como forma de rotula-la ou classifica-la cada criança é unica em sua peculiaridade. É importante entender a complexidade da inclusão escolar, que não é apenas incluir nas escolas os excluídos, apenas como formas de lei. Nos tempos atuais ser educador é um desafio, estamos em total turbulência e revolução na sociedade. A educação exige que tenhamos uma maior habilidade, sensibilidade e flexibilidade no fazer pedagógico.
         Dessa forma é importante acreditar na escola inclusiva, onde a criança seja valorizada em suas descobertas, aceita na sua diferença. Compreender que é na diferença que elas crescem, se afirmam e se constituem. A inclusão é um direito de todos, cada um deve ocupar seu espaço na sociedade.
                      
                       Por dentro da Escola: Educação Especial Inclusão. 



Referências:


A criança Descobrindo, interpretando e Agindo sobre o Mundo, Cadernos Pedagógicos, Fundo do Milenium

Nenhum comentário:

Postar um comentário