segunda-feira, 1 de maio de 2017

Andragogia

                                           Resultado de imagem para andragogia


O termo Andragogia vem do grego andros (adulto) gogos (educar) era uma tradução livre, a Andragogia é a educação ou ensino para adultos.
Foi no século XX, na década 70 que Malcolm Knowles definiu Andragogia como a arte ou ciência que estuda a educação para adultos com o objetivo de uma aprendizagem efetiva como condição fundamental para a construção do conhecimento. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e tem consciência quando a falta de conhecimento o prejudica. Nesse sentido o professor tem que ter a capacidade de entender que o aluno adulto são indivíduos independentes e por tanto deve-se estabelecer  um currículo baseado nas necessidades dos estudantes.      
A Andragogia possui seis princípios fundamentais que ajudam a compreendê-la:
*Necessidade de saber:  os adultos precisam saber qual a necessidade de aprender e o que eles ganharão no decorrer do processo de aprendizagem.
*Autoconceito do Aprendiz:  os adultos são responsáveis por suas vidas e decisões, portanto precisam ser encaradas e tratadas como indivíduos capazes de se fazer suas próprias escolhas.
* Papel das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas experiências são a base do aprendizado.
*Orientações para aprendizagem: Os adultos aprendem melhor quando a aprendizagem é orientada para, os fatos, aplicabilidade e resultados.
*Motivação: Os adultos respondem bem quando fatores motivacionais entram em cena, como por exemplo, a satisfação, a qualidade de vida, autoestima e afins.
*Prontidão para aprender: Os adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo parece ser útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de ajudá-los a enfrentar os desafios cotidianos.
Com isso concluímos o quanto é importante saber que os adultos aprendem de modo diferente, e os métodos aplicados também devem ser distintos. O papel do professor é facilitar a aprendizagem levando em consideração a bagagem de informações que o aluno adulto leva para sala de aula.

Referências:
Veler.com.br/ blog/andragogia
Educador.brasilescola.uol.com.br                                                                                                                                                                                  

A curiosidade e o Aprendizado

A Curiosidade e o Aprendizado

A criança é um ser curioso. Essa curiosidade começa desde que ela começa a ver, depois a se deslocar e explorar o mundo ao seu redor. As crianças desde de pequena são exploradoras, ela têm sede de querer saber mais e mais, perguntam o tempo todo, por isso o papel do professor e do adulto é não cortar essa curiosidade, mas proporcionar meios para que esse interesse e motivação não se percam.
E foi dessa curiosidade e da intensidade das perguntas das crianças que surgiu o questionamento: De onde vem o ovo? Elas estavam no pátio brincando, quando um pequeno grupo de crianças estavam observando um buraco que tinha no piso. Cheguei perto deles para ver o que estava acontecendo, foi então que Theo pega uma pequena bolinha e diz:
-Olha profº um ovo de rato.
-Como assim ? pergunto
-Não. Responde outro. 
-Só dinossauro coloca ovo né profº?
-O ovo vem de todos os bichos?
-Quem bota ovo?
-Todos os bichos  ficam dentro do ovo?
-O ovo vira pinto?

                                        

Perfil da turma


Nome: Instituição de educação infantil Amocasma
Turma: Jardim B
Número de crianças: 13
Meninos: 11
Meninas: 2


As crianças do JB em sua maioria fazem parte da comunidade e a minoria faz parte de outras comunidades próximas. Nossa escola é pequena composta por três turma: maternal misto, jardim A e jardim B. A sala do jardim tem capacidade para 19 crianças. Tem um solário onde as crianças brincam na parte da manhã pois á tarde bate muito sol neste local. De um modo geral a turma é muito esperta, comunicativa e entrosada. As crianças tem um bom relacionamento uns com os outros, gostam de participar das atividades propostas. Em sua grande maioria, a turma compreende e obedece as regras combinadas. Entretanto ainda há aqueles que por momentos desrespeitam essas regras. As famílias são participativas, estão sempre abertas ao diálogo, procuram sempre que necessário, a escola e a professora para esclarecer duvidas. A turma gosta de participar de atividades pedagógicas e recreativas. As crianças dessa turma são bastante curiosas sentem necessidade de explorar e se movimentar constantemente e como o nosso espaço físico é pequeno para todos muitas vezes nos deslocamos para uma praça que fica ao redor da escola. E neste espaço realizamos atividades sensoriais, corporais possibilitando movimentação ampla ,visando promover novos saberes

O que é projetar.

                                    Resultado de imagem para crianças trabalhando em projeto

Projetar é uma metodologia com o objetivo de organizar a construção do conhecimento de maneira coletiva entre professores e alunos. Nesta ferramenta o processo não mais define o que o aluno deve aprender naquele momento isto quer dizer que o professor tradicional deixa de existir surgindo uma nova imagem, a do professor mediador de novos saberes. O mais importante neste trabalho é valorizar o que os alunos já sabem respeitando o que desejam aprendem. Para desenvolver um projeto o professor deve ter consciência que a criança é um ser em desenvolvimento com vontades e decisões portanto seus conhecimentos e atitudes geram em torno de suas experiências com seu meio ambiente e na sua participação ativa de resolver problemas e dificuldades. Pensando nisso o professor deve estar ciente que para projetar um projeto existe etapas:

*Organizar e estabelecer objetivos pensando na necessidade do aluno, problematizar o assunto instigando a curiosidade da criança para a montagem do projeto.
*Preparação e o planejamento: nesta etapa planeja-se as atividades, estratégias, pesquisas, tempo de duração do projeto e como será o fechamento do projeto.
*Execução ou desenvolvimento: realização das atividades, com a participação das crianças. Relatórios escritos como registro do desenvolvimento do projeto.
*E por último o fechamento, oportunizando ao aluno relatar seus sentimentos em relação ao projeto.
É neste processo de aprendizagem que as crianças organizam, constroem saberes e competências, opina, tira conclusões em grupo promovendo o crescimento tanto cognitivo quanto social, afetivo e emocional.



O que é ser Reflexivo.

                         Resultado de imagem para o que é ser reflexivo



O texto de Alarcão nos faz refletir sobre o movimento do professor reflexivo e do aluno autônomo. a construção do blog portfólio é uma fonte de pesquisa. É neste espaço que relatamos, escrevemos e refletimos sobre nossa posição e aprendizado que adquirimos entre as interdisciplinas. Refletir é também colocar-se no lugar do outro, do aluno. É repensar no nosso fazer pedagógico, transformando e modificando as atitudes que vão muito além dos muros da escola. É um processo dinâmico, onde a teoria e o fazer se completam, são construídas e reconstruídas em novos saberes numa troca de experiências e práticas.
                        "Quando não pensamos, somos pensados e dirigidos por outros". Luckesi (2009).



Referências:

Alarcão. Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. Ed. Cortez, 2003.