segunda-feira, 1 de maio de 2017

Andragogia

                                           Resultado de imagem para andragogia


O termo Andragogia vem do grego andros (adulto) gogos (educar) era uma tradução livre, a Andragogia é a educação ou ensino para adultos.
Foi no século XX, na década 70 que Malcolm Knowles definiu Andragogia como a arte ou ciência que estuda a educação para adultos com o objetivo de uma aprendizagem efetiva como condição fundamental para a construção do conhecimento. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e tem consciência quando a falta de conhecimento o prejudica. Nesse sentido o professor tem que ter a capacidade de entender que o aluno adulto são indivíduos independentes e por tanto deve-se estabelecer  um currículo baseado nas necessidades dos estudantes.      
A Andragogia possui seis princípios fundamentais que ajudam a compreendê-la:
*Necessidade de saber:  os adultos precisam saber qual a necessidade de aprender e o que eles ganharão no decorrer do processo de aprendizagem.
*Autoconceito do Aprendiz:  os adultos são responsáveis por suas vidas e decisões, portanto precisam ser encaradas e tratadas como indivíduos capazes de se fazer suas próprias escolhas.
* Papel das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas experiências são a base do aprendizado.
*Orientações para aprendizagem: Os adultos aprendem melhor quando a aprendizagem é orientada para, os fatos, aplicabilidade e resultados.
*Motivação: Os adultos respondem bem quando fatores motivacionais entram em cena, como por exemplo, a satisfação, a qualidade de vida, autoestima e afins.
*Prontidão para aprender: Os adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo parece ser útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de ajudá-los a enfrentar os desafios cotidianos.
Com isso concluímos o quanto é importante saber que os adultos aprendem de modo diferente, e os métodos aplicados também devem ser distintos. O papel do professor é facilitar a aprendizagem levando em consideração a bagagem de informações que o aluno adulto leva para sala de aula.

Referências:
Veler.com.br/ blog/andragogia
Educador.brasilescola.uol.com.br                                                                                                                                                                                  

Um comentário:

  1. Oi Angela!
    As postagens no Blog, devem refletir tuas aprendizagens, utilizando argumentos e evidências. O texto utilizado não pode ser apenas reproduzido, implica uma reflexão sobre ele.
    Abraços, Paty

    ResponderExcluir