sábado, 9 de setembro de 2017

Somos Iguais mas Diferentes

Somos Iguais mas Diferentes

   Trabalho na área da educação infantil com a turma do JB, durante esse tempo que estou em sala percebo que nas atividades e nas brincadeiras, um menino  geralmente faz de tudo para deixar um determinado  colega de fora. O que me chamou atenção foi eles terem esse tipo de atitude em relação a esse menino. E foi na roda de conversa que percebi essa resistência ser maior, pois ele procurou sentar o mais longe possível do colega. Quando me aproximei dele e perguntei por que ele estava tão longe, ele respondeu: -Ele é preto profª. Isso me deixou sem palavras no momento, sem ação diante dessa afirmação. Diante dessa resistência decidimos trabalhar, Preconceito e a Diversidade que existe na escola, valorizando o diferente, respeitando á todos. Sempre procurando enfatizar que todos são iguais mas diferentes em suas peculiaridades, desde o cabelo até a cor de sua pele, são heranças herdadas de seus familiares. Esse menino em particular revelou um (pré)conceito em relação a diferença de cor do colega.

Atividade Proposta 

Somos Iguais mas Diferentes

Conversa informal sobre com  quem eles acham que se parecem, desde a cor dos olhos,cabelos, pele etc.. Mostrar que muitas vezes herdamos essas características dos familiares.

Que cor eu tenho?
Contação da história Menina Bonita do Laço de Fita.


Resultado de imagem para projeto preconceito na educação infantil com o livro da menina bonita do laço de fita
Caras e Bocas do colega

Pedir aos pais que enviem uma foto da criança para a escola. Recortar e colar num palito. Cada um poderá pegar dois palitos(boca  e olhos ) nessa atividade eles irão representar outro colega. 

                          Resultado de imagem para a criança  descobrindo suas diferenças através do desenho

Desde cedo deve-se trabalhar sobre o preconceito e a diversidade. A criança negra precisa se perceber como integrante da sociedade a qual ela pertence. É importante ter m cuidado com o nosso fazer pedagógico, desde a escolha de um livro. Respeitar as diferenças é importante, na reportagem da Nova Escola, a educação não tem cor https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor nos mostra como as escolas têm combatido o preconceito racial através de projeto "A educação não tem cor". Nós enquanto educadoras temos a responsabilidade de trabalhar com a questão racial na escola, ajudando a criança a desconstruir estereótipos e praticas de racismo.
    "-O reconhecimento, valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileira, bem como o combate ao racismo e a discriminação" (DCNEIS, 2010,p.12). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário