Somos Iguais mas Diferentes
Trabalho na área da educação infantil com a turma do JB, durante esse tempo que estou em sala percebo que nas atividades e nas brincadeiras, um menino geralmente faz de tudo para deixar um determinado colega de fora. O que me chamou atenção foi eles terem esse tipo de atitude em relação a esse menino. E foi na roda de conversa que percebi essa resistência ser maior, pois ele procurou sentar o mais longe possível do colega. Quando me aproximei dele e perguntei por que ele estava tão longe, ele respondeu: -Ele é preto profª. Isso me deixou sem palavras no momento, sem ação diante dessa afirmação. Diante dessa resistência decidimos trabalhar, Preconceito e a Diversidade que existe na escola, valorizando o diferente, respeitando á todos. Sempre procurando enfatizar que todos são iguais mas diferentes em suas peculiaridades, desde o cabelo até a cor de sua pele, são heranças herdadas de seus familiares. Esse menino em particular revelou um (pré)conceito em relação a diferença de cor do colega.
Atividade Proposta
Somos Iguais mas Diferentes
Conversa informal sobre com quem eles acham que se parecem, desde a cor dos olhos,cabelos, pele etc.. Mostrar que muitas vezes herdamos essas características dos familiares.
Que cor eu tenho?
Contação da história Menina Bonita do Laço de Fita.
Caras e Bocas do colega
Pedir aos pais que enviem uma foto da criança para a escola. Recortar e colar num palito. Cada um poderá pegar dois palitos(boca e olhos ) nessa atividade eles irão representar outro colega.
Desde cedo deve-se trabalhar sobre o preconceito e a diversidade. A criança negra precisa se perceber como integrante da sociedade a qual ela pertence. É importante ter m cuidado com o nosso fazer pedagógico, desde a escolha de um livro. Respeitar as diferenças é importante, na reportagem da Nova Escola, a educação não tem cor https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor nos mostra como as escolas têm combatido o preconceito racial através de projeto "A educação não tem cor". Nós enquanto educadoras temos a responsabilidade de trabalhar com a questão racial na escola, ajudando a criança a desconstruir estereótipos e praticas de racismo.
"-O reconhecimento, valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileira, bem como o combate ao racismo e a discriminação" (DCNEIS, 2010,p.12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário