terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Que cor: eu, tu, ele, nós temos?




Elaborar um projeto sobre um assunto bastante polêmico e atual me fez pesquisar e refletir de que forma iria aborda-lo com as crianças da educação infantil. Foi preciso muita reflexão e questionamentos até concluir que a melhor forma seria com historias infantil e dessa conclusão surgiu à ideia de trabalhar com as bonecas Abayomi e como adapta-las a faixa etária do jardim.
Com essa atividade pude exercer um papel investigativo, e lendo o que diz as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que toda criança tem direito:
    \\o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e a discriminação (DCNEI, pág23).
Escolhi trabalhar história infantil e Diversidade Étnica, pois acredito que se deva trabalhar com essa temática desde a educação infantil.
Executando Projeto
A atividade foi feita em dois momentos: A leitura da Historia, “Que cor é minha cor? ( Martha Rodrigues.





Após a leitura do livro foi feito alguns questionamentos sobre a historia:
*Como era a menina da história?
-preta (Nicolas)
-acho que marrom prof (Rickson)
-igual ao pai e a mãe dela (João)
-um pouco preta e um pouco marrom (felipe)
*Aqui na sala todos são iguais?
-não né prof( Nicolas)
*Por quê?
- porque uns são preto, marrom e branco ( Miguel)

*Algum problema em ser diferente do outro?
-Não ( Miguel)
-Acho que Deus gosta de todo mundo. (João)
- Minha mãe não gosta de mim, foi embora,eu sou preto.
Esse momento me causou um impacto imenso, tive que respirar e dizer alguma coisa.
-Olha só Nicolas às vezes os adultos têm problemas que precisam resolver sozinhos, mas não tem nada a ver com ser branco ou negro. Ela gosta de ti muito, mas no momento ela tem que fazer um tratamento que precisa ficar no hospital.
A segunda etapa foi a construção da boneca Abayomi em tecidoTNT.
Antes da confecção da boneca fiz um relato sobre o significado da boneca Abayomi.
Abayomi:
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros- navio de pequeno porte que realizava transporte de escravos entre a África e Brasil- as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, o termo significa, encontro precioso, em IORUBA, uma das maiores etnias do continente Africano cuja população habita, parte da Nigeria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Este foi o resultado da construção da Abayomi.



Meu mundo azul

Conclusão:
A pesar de a turma ser só de meninos a confecção da boneca foi bem aceito. Esta atividade foi realizada com o JB com o intuito de sensibilizar as crianças desde pequenas em relação à diversidade étnico-racial. Trabalhar com eles atividades significativas a fim de vencer o preconceito que insiste em se manter vivo em nossa sociedade, somente através da educação que o preconceito será combatido e a criança negra terá sua autoestima fortalecida.


Referências:

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário