Elaborar um projeto
sobre um assunto bastante polêmico e atual me fez pesquisar e refletir de que
forma iria aborda-lo com as crianças da educação infantil. Foi preciso muita reflexão
e questionamentos até concluir que a melhor forma seria com historias infantil
e dessa conclusão surgiu à ideia de trabalhar com as bonecas Abayomi e como
adapta-las a faixa etária do jardim.
Com essa atividade pude
exercer um papel investigativo, e lendo o que diz as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil que toda criança tem direito:
\\o reconhecimento, a
valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as
culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e a
discriminação (DCNEI, pág23).
Escolhi trabalhar
história infantil e Diversidade Étnica, pois acredito que se deva trabalhar com
essa temática desde a educação infantil.
Executando Projeto
A atividade foi feita
em dois momentos: A leitura da Historia, “Que cor é minha cor? ( Martha
Rodrigues.
Após a leitura do livro foi feito alguns questionamentos sobre a historia:
*Como era a menina da
história?
-preta (Nicolas)
-acho que marrom prof
(Rickson)
-igual ao pai e a mãe
dela (João)
-um pouco preta e um
pouco marrom (felipe)
*Aqui na sala todos são
iguais?
-não né prof( Nicolas)
*Por quê?
- porque uns são preto,
marrom e branco ( Miguel)
*Algum problema em ser
diferente do outro?
-Não ( Miguel)
-Acho que Deus gosta de
todo mundo. (João)
- Minha mãe não gosta
de mim, foi embora,eu sou preto.
Esse momento me causou
um impacto imenso, tive que respirar e dizer alguma coisa.
-Olha só Nicolas às
vezes os adultos têm problemas que precisam resolver sozinhos, mas não tem nada
a ver com ser branco ou negro. Ela gosta de ti muito, mas no momento ela tem
que fazer um tratamento que precisa ficar no hospital.
A segunda etapa foi a
construção da boneca Abayomi em tecidoTNT.
Antes da confecção da
boneca fiz um relato sobre o significado da boneca Abayomi.
Abayomi:
Para acalentar seus
filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros- navio de pequeno
porte que realizava transporte de escravos entre a África e Brasil- as mães
africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas
bonecas feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As
bonecas símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, o termo
significa, encontro precioso, em IORUBA, uma das maiores etnias do continente Africano
cuja população habita, parte da Nigeria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Este foi o resultado da
construção da Abayomi.
Conclusão:
A pesar de a turma ser
só de meninos a confecção da boneca foi bem aceito. Esta atividade foi
realizada com o JB com o intuito de sensibilizar as crianças desde pequenas em
relação à diversidade étnico-racial. Trabalhar com eles atividades
significativas a fim de vencer o preconceito que insiste em se manter vivo em
nossa sociedade, somente através da educação que o preconceito será combatido e
a criança negra terá sua autoestima fortalecida.
Referências:
Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil, Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Básica.
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