domingo, 19 de junho de 2016

Cultura e Literatura surda

O homem é um sujeito histórico, a sua cultura é conhecida pela maneira como interage com o mundo. Ao longo da vida o homem constrói conhecimento, produz novos saberes através da escrita ou da oralidade que é passada através de geração para geração. A linguagem enquanto processo cognitivo, não basta apenas ler o código, é preciso ter a compreensão do que se lê dando sentido e significado a codificação. Todos tem direito a educação, mas é preciso considerar a diversidade existente no contexto escolar. Nesse sentido, a formação de leitores críticos deve levar em consideração as particularidades dos alunos surdos que frequentam a sala de aula regular.
O professor deve levar em conta que cada aluno é diferente do outro ao mesmo tempo que frequenta o mesmo espaço. É necessário uma mudança na postura ,dos professores em relação as especificidades de cada aluno, desde o primeiro ano escolar, introduzindo a pratica de alfabetizar letrando através de leituras significativas, valorizando a bagagem que o aluno tem e a maneira que ele lê o mundo a sua volta. Toda criança surda tem direito a educação bilíngue. Nesta perspectiva bilíngue, a literatura surda contribui na aprendizagem dos aluno surdos com a sua primeira língua.



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