Inclusão: Solução ou Problema ¿
Atualmente tem se
falado muito em inclusão, onde as pessoas com algum tipo de deficiência,
juntamente com seus familiares buscam, numa luta incansável seus direitos e
lugar na sociedade. Quando falamos e inclusão é preciso repensar e atualizar
nossas concepções em relação à construção do indivíduo como um todo,
compreendendo a complexidade que envolve esse assunto. Pensar em uma sociedade
inclusiva é reconhecer e valorizar a diversidade como característica inerente a
qualquer sociedade. A inclusão da forma que tem sido feita, tanto para os
alunos como para os professores, tem sido um problema. As escolas ainda não
estão preparadas para acolher essa criança de inclusão e muito menos os colegas
dessa criança, pois eles também sofrem com o processo e muitas vezes isso
atrapalha o desenvolvimento da turma. E quanto aos profissionais, a maioria não
está preparada para trabalhar com os mais diversos casos de inclusão. Há ainda
o caso do profissional ser preparado e não haver estrutura institucional para o
atendimento especializado como salas especiais, equipamentos diversos, material
lúdico, pedagógico etc...
Segundo Kunc (1992), fala sobre inclusão: “o princípio
fundamental da educação inclusiva é a valorização da adversidade e da
comunidade humana. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós
abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir
para o mundo”.
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