domingo, 25 de setembro de 2016

QUE PROFESSOR QUERO SER? CASTRADOR OU PROVOCADOR !!!!!!

                                         

                       Resultado de imagem para escolas gaiolas e escolas asasResultado de imagem para escolas gaiolas e escolas asas               






                "QUEM ESCREVE, ESCREVE PARA SI, PARA SEU COLEGA, PARA SEU ALUNO,PARA SEU PROFESSOR...NO DESEJO DE QUE HAJA EFETIVAMENTE INTERLOCUTORES CAPAZES, ALÉM DE SI MESMO, DE INTERAGIR COM SUAS IDEIAS."

Quando fala se em educação logo vem a pergunta que tanto me inquieta -Que professor quero ser? E desde que comecei nesta caminhada da educação, venho refletindo e observando sobre certas atitudes que presencio . E ao ler e assistir video de Rubem Alves me sinto mais motivada a incentivar a criança a voar, sonhar, fantasiar, a conquistar novos saberes, a pensar e buscar explicações tornando a aprendizagem mais interessante e significativa. Acredito que devemos ser educadores provocadores, aquele que encoraja a criança a seguir em frente nas suas novas conquistas de conhecimento. Nós professores temos o dever de dar um basta numa educação castradora, onde o aluno fica sentado só decorando e engolindo goela a baixo, o que lhe é imposto. Mas como diz nosso sábio Rubem Alves: "HÁ ESPERANÇA..." 
Esperança em uma educação em que todos os pássaros engaiolados terão asas para seus voos razantes e cheios de sabedoria !!!!!


Com esse video quero homenagear a todos os professores e tutoras que de uma forma ou outra me incentivam de todas as formas a seguir em frente...

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Escrever e o Medo de se Expor...


                             Resultado de imagem para gritar sem ruido


Sempre que penso em escrever, não posso deixar de pensar, de que forma farei isso? Como será o inicio e qual palavra sera o pontapé inicial? Leio varias pesquisas, trabalhos até achar a palavra chave. Escrever sempre foi um problema, penso mas não consigos colocar em palavras esses pensamentos, é um desafio constante. O medo de expressar minhas ideias sempre vem acompanhado de incetezas e duvidas. Escrever nos foruns, expondo nossas aprendizagens indo de encontro a ideias e conhecimentos de outras pessoas, deve ser sempre alicerçado em reflexões concretas e claras onde as evidências e argumentos devem caminhar juntos. Embora escrever tem sido uma tarefa difícil, sei que só escrevendo irei aprimorar e qualificar a minha escrita, expressando cada vez mais minhas aprendizagens de forma clara e objetiva, conquistando minha autonomia na construção da minha escrita.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Aprendizagens Significativas!!


                                             Resultado de imagem para autoria e escrita



O Eixo IV  começou pontuando os objetivos deste semestre. Falou se em autoria da escrita e reescrita, é um processo de construção da escrita como um todo onde o autor aprende a dar conta de tudo para atingir seu leitor, como relacionar uma interdisciplina a nossas experiências cotidianas e retomamos alguns pontos pertinentes a Sintese Reflexiva do Eixo III. Foram levantadas questões significativas para os  debates em grupos:

* Qual o significado do Portifólio? Houve alguma mudança na sua forma de entendê-lo e nas suas postagens? O que se aprende nessa escrita? Que dificuldades envolvem esta escrita ?
 O Portifólio serve como fonte de registro, um suporte impotante para auxiliar na construção da escrita do workshop. Por isso é importane manter sempre atualizado o blog, sempre postar aprendizagens significativas. Conhecimentos estes que dão embasamento para o trabalho final de cada semestre. A minha maior dificuldade tem sido o tempo para leituras mais abrangentes e que sirvam como referência e base, tornando assim a minha escrita mais qualificada.

* O que é uma Sintese Reflexiva? O que se aprende nessa escrita e na apresentação da Sintese? Que dificuldades envolveram essa escrita?
 Sintese Reflexiva  é todo aprendizado do semestre. São as aprendizagens que mais marcaram e foram significtivas. Aprofunda-se o que foi estudado, vendo o que foi mais importante. Na apresentação á uma troca, muitas vezes percebe-se que a dificuldade de uma é a dificuldade de todas. A minha dificuldade neste semestre foi a escrita e interligar as interdisciplinas aos conceitos vistos.
Para Bakhtin ( 1979,p.22)
"a palavra é o modo mais puro e sensível de relação social...É, precisamente, na palavra que melhor se revelam as formas básicas, as formas ideológicas gerais da comunicação semiótica".

Referências Bibliograficas:
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4º ed, São Paulo, Martins Fontes, 2003.

domingo, 18 de setembro de 2016

Seja bem vindo Eixo IV

               

                                                                     
                                         

  Cada um de nós vê o mundo a sua maneira, diferente, com uma cultura diversificada. E que venha o eixo IV e suas interdisciplinas. Com certeza será um semestre de grandes desafios.

* Representação do mundo pelas Ciências Naturais;
* Representação do mundo pela Matemática;
* Representação do mundo pelos Estudos Sociais;
* Seminário Integrador IV.

Apresentação EIXO III

       Não poderia começar a escrever no meu blog sem mencionar como foi minha apresentação do Workshop III. Cheguei cedo ao campus. Mas quando chegou a hora eu já estava pra lá de ansiosa. As colegas começaram a apresentar e pelo sorteio fui a decima segunda. Fique ali, sentada, esperando, observando e a  medida que o tempo passava pude perceber o quanto a minha apresentação não seria como eu esperava. Quando chegou minha vez, pronto desabei. Fiquei bastante nervosa. Falar em público sobre minha aprendizagem ainda tem sido bem dificil. Apesar do nervosismo penso que consegui fazer uma apresentação razoavel. Finalizar o Workshop III foi uma grande conquista. Porém foi um alerta de que preciso superar mnhas dificuldades perante a escrita e buscar mais leituras que me deem suporte para melhorar meus conhecimento em relação a ligar conceito e interdisciplinas.
Como diz Rubem Alves:
 "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silênciosas metamorfoses".

                                               Resultado de imagem para metamorfose da borboleta