quarta-feira, 2 de novembro de 2016

As crianças e suas curiosidades !

                                          Resultado de imagem para criança curiosa


                     " Sem a curiosidade que me move, que me                             inquieta, que me insere na busca, não                                   aprendo nem ensino". ( Paulo Freire)

                  Inventário de Perguntas de Crianças.

           Após a leitura do livro " O Urso que queria voar", distribui para a turma do JB argila, pedi que cada um esculpisse um animal da história. Então Júlia pergunta: 
         - Não é profª que a argila vem do barro?
          Devolvi com outraas perguntas:
         - O que tu achas? Vem do barro ou de outra substância?
          Théo responde:
         - Acho que é lama Júlia, quando chove molha a terra vira lama que nem nos filmes.
          Na hora da brincadeira o assunto grou entorno do urso que queria voar.
           Os gêmeos, Igor e Henrique, discutiam porque um queria voar como o urso da história.
            - Sai da frente que lá vou eu. ( Igor)
            - Onde tu vai? ( Henrique)
            - Voar oras. (Igor)
            - Tu não em asas que nem o passarinho. ( Henrique)
            - Profª a gente pode voar. ( Igor)
               Respondi com outra pergunta:
            - Como tu achas que um passarnho consegue voar?
            - Batendo as asas. ( Igor)
            - E tu achas que todo passarinho que bate as asas voa?
            - Não sei. ( Igor)

            A curiosidade faz parte da vida da criança desde o seu nascimento. Segundo pesquisas http://porvir.org/por-curiosidade-melhora-aprendizagem/ a curiosidade das crianças é o primeiro passo para estimular a aprendizagem. Nós adultos, educadores, em alguns momentos nos sentimos incomodados pois elas fazem tantos questionamentos que muitas vezes não temos respostas para aquele momento. Mas temos que ter paciência e não castrar essa curiosidade mas explicar que em outro momento teremos uma explicação para aquela questão. As crianças começam a ser curiosas desde que começam a ver, interagir com seu meio ambiente, explorando tudo que as rodeia. Portanto, como educadora penso que devemos respeitar essa curosidade de explorar da criança, oportunizando contextos que incentivem sua constante exploração do saber.
                 " Todo mundo sonha acordado às vezes, como um cientista, de alguma forma. Fantasias elaboradas com disciplina são a grande fonte de todo pensamento criativo. Newton sonhava, Darwn sonhava, você sonha. As imagens evocadas são a princípio vagas. Ela spodem variar de formato e surgir ou desaparecer. Elas se tornam um pouco mais sólidas quando desenhadas em diagramas em blocos ou folhas de papel, e ganham vida à medida que buscam e se encontram exemplos reais". ( Cartas a um Jovem Cientista)

 Referências:  Wilson, Edward O. Cartas a um Jovem Cientista, Tradução Gallindo, Rogério.
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1776491/mod_resource/content/2/Cartas%20a%20um%20jovem%20cientista%20-%20cap.%201%20e%202-%20%20Edward%20Wilson.pdf

http://porvir.org/por-curiosidade-melhora-aprendizagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário