terça-feira, 8 de novembro de 2016

Seriação e Classificação.


"O papel atribuído por Freud (apud Kupfer, 1997) a uma infância rica em experiências e desenvolvimento. Assim, quanto mais longa for a infância, rica de estímulos que levem a atividade, tanto maior serão as possibilidades intelectuais devido ao aumento de plasticidade cerebral durante o qual o indivíduo joga, imita, experimenta, multiplica suas possibilidades de ação e enriquece seu crescimento individual."


O ser humano desde que nasce vive em costante contato com os números. Dessa forma percebe-se o quanto é importante proporcionar atividades significativas, interessantes e lúdicas para instigar a curiosidade da criança. O Professor/Educador deve ser o mediador dessa aprendizagem ajudando a criança a construír conceitos e saberes logico-matemático. O Professor/Educador ao propor uma variedade atividades de seriação e classificação está ajudando a criança a formar e reformular conceitos.Quanto mais estimulo a criança receber nessa etapa melhor será a relação dela com conteúdos e experiências futuras.

E para complementar esses conceitos fiz uma atividade de Seriação e Classificação com a turma do JB.

Cada coisa no seu lugar.
Como não atuo em sala combinei com a profª do JA fazer a atividade com a turma dela. Comecei contando a história da Cachinhos Dourados. Após fiz alguns questionamentos como : Quantos ursos havia na história? Qual era o tamanho deles? etc. No outro momento expliquei que iriamos construir um painel dos ursos. Disponibilizei para eles varias cartelas com figuras ( que eu desenhei) , Ursos( pai, mãe e o ursinho), Talheres ( pequeno, grande e médio), Pratos ( pequeno, grande e médio), cadeiras ( pequena, grande e média), camas ( pequena, Grande e média). 
Desenvolvimento:

Dividi a turma em dois grupos ( A e B ). Cada grupo ganhou figuras iguais para fazer o painel. Primeiro eles brincaram com as figuras e até imitaram os ursos. no outro momento pedi que colassem os ursos no painel juntamente com cada objeto . Eles teriam que fazer a relação do urso pequeno com o prato pequeno, a mamãe ursa com qual cama e assim ate conseguirem encaixar todos os objetos. 





                               Resultado de imagem para classificação e seriação na educação infantil com o tema cachinhos dourado






REFERÊNCIA:

Aprendizagem e Desenvolvimento: Experiências Físicas e Lógico-matemáticas


http://www.projetoamplitude.org/com-a-palavra-amplitude/classificacao-e-seriacao-pre-requisitos-para-a-compreensao-do-sistema-de-numeracao/



Um comentário:

  1. Angela

    Bem interessante tua prática e que bom a acolhida de outra turma para a atividade.
    Tutora Luciane Machado.

    ResponderExcluir