quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Ser diferente, não é ser incapaz

Resultado de imagem para ser diferente não é ser incapaz
O texto “Sobre crocodilos e avestruzes nos faz refletir e questionar sobre: Que mundo vivemos?  O que é ser diferente? Ser diferente é ser um sujeito incapaz? Esses questionamento me faz refletir o quanto é difícil para as pessoas que carregam esse rótulo, “ ser diferente”, viverem muitas vezes em um ambiente hostil em que as pessoas as veem   como uns coitadinhos incapazes. E é pensando nisso que o texto de Ligia Assumpção  do Amaral  direciona nosso pensamento  reflexivo para as questões pertinentes ao preconceito e a discriminação. Quando falamos em ser diferente não é só as características do cabelo, olhos ou corpo mas a tudo aquilo que é fora dos padrões de uma sociedade que se intitula normal. Sociedade está que trata as pessoas “diferente “como sujeito incapaz sem se darem conta, que este aluno tem suas limitações mas não é incapaz. Como professores podemos transformar esse preconceito, envolvendo a comunidade escolar, pais e comunidade  a participar de forma ativa em soluções que busquem o equilíbrio entre o diferente e a diferença.  Quando pensamos num fazer pedagógico  em que todos participem estamos construindo uma e sociedade mais justa  e participativa deste espaço em que todos convivem .
  “Brincando com as ideias, diria que a educação, como cada um de nós, deve escolher a roupa adequada para os dias frios assim como para os de calor, os alimentos compatíveis com o horário e/ou clima, os comportamentos para as situações de alegria ou tristeza, as expressões emocionais para públicos ou de intimidade... Em fim, escolher o melhor ( para cada um de nós e para aqueles que nos cercam)  Para um melhor viver.” Ligia Assumpção do Amaral, pág 22
Quando percebemos o outro, como um sujeito capaz nos despimos das atitudes preconceituosas, percebendo que cada criança/sujeito diferente é capaz desde que estimulada com brincadeiras e atividades que despertem a curiosidade delas ajudando-as a construir novo saberes.

Referências

   Amara, Ligia Assumpção do, Sobre Crocodilos e Avestruzes: Falando de diferenças Físicas, Preconceitos e Superações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário