Texto “Epistemologia genética”- Tânia B.l. Marque.
A epistemologia genética foi criada pelo biólogo
suíço Jean Piaget (1896- 1980). Epistemologia é a teoria da ciência ou estudo
do conhecimento cientifico. A epistemologia genética é considerada uma teoria
interacionista isto é a criança não é um ser passivo, mas sim uma pessoa ativa,
atuando e utilizando-se dos objetos e de suas significações para conhecer,
aprender e desenvolver-se. A criança aprende através de seu contato com o
mundo. Portanto o educador se vê a frente a um grande desafio, construir
perguntas significativas capazes de provocar e instigar o interesse da criança.
Texto “Desenvolvimento e aprendizagem” de Jean
Piaget.
O desenvolvimento do conhecimento está ligado ao
processo global da embriogênese, isto quer dizer que não está relacionado só ao
desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso e ao
desenvolvimento das funções mentais. Portanto é no processo de construção do
conhecimento e na aquisição de saberes que a criança é motivada a desenvolver
sua aprendizagem e a superar as dificuldades que sentem em assimilar o
conhecimento adquirido.
Texto “O construtivismo educacional” -Lino Macedo.
O texto faz uma analise a diferentes perspectivas
construtivistas e não construtivistas. No contexto de uma visão não
construtivista a transmissão do conhecimento mais importante é a via da
linguagem. É através da linguagem que certos acontecimentos podem ser
revividos. No construtivismo o conhecimento é concebido como um tornar-se antes
de ser. No construtivismo a criança age sobre o objeto do conhecimento.
Vídeo “Introdução á psicologia do desenvolvimento”-
Yves de La Taille
“...toda criança explica o homem tanto quanto o
homem explica a criança...
Jean Piaget e
Baiber inheldo
A psicologia do desenvolvimento ela se refere ao
tempo de vida e nos processo da criança em relação ao conhecimento,
socialização, de que forma essa criança ao longo do tempo vai adquirido mais
com potencial e capacidades. E de que forma isso vai se transformando ao longo
de sua vida. A base da psicologia do conhecimento trabalho com o cognitivo
(conhecimento razão) desenvolvimento afetivo, desenvolvimento social e
desenvolvimento psicomotor. A psicologia do desenvolvimento é uma área do
conhecimento que se preocupa com as mudanças ao longo da vida. No
desenvolvimento do sujeito á fases e estruturas no organismo como na mente.
Jean Piaget conhecia muito bem a embriologia dos animais. Então ele fez uma
comparação se a embriologia mental, a capacidade do sujeito de pensar, isto é,
a razão humana era semelhante a embriologia ciprestes e dos moluscos alpinos.
Jean Piaget acreditava que as fases embriológicas são sequenciais, cada fase
depende uma da outra sendo assim não se pode pular etapas, uma é consequência
da outra, isso faz parte das fases cognitivas do pensamento. A criança precisa
ter seguimento, as etapas fazem parte do seu desenvolvimento. Mas dentro desse
desenvolvimento pode existir aqueles que não alcançam esses estágios pois para
alcançar esses estágios é preciso que aja uma construção e que ele interaja com
o meio social.
Vídeo “Aprendizagem e conhecimento escolar”-
Fernando Becker
Neste vídeo Fernando Becker faz uma analise sobre
Aprendizagem e Conhecimento Escolar fazendo referência a partir dos textos de
Jean Piaget. Aprendizagem e Conhecimento de 1959 e Desenvolvimento de
Conhecimento de 1972 e Aprendizagem e Estruturas de Conhecimento na década de
70.
Jean Piaget desenvolveu uma teoria que descreveu em
um quadro como se desenvolvia a criança. São sete aquisições do desenvolvimento
e elas dependem umas das outras numa articulação simultânea dentro disso está a
teoria de Piaget em relação a aprendizagem, ele faz uma observação: a partir de onde começa a aprendizagem? E de
que forma isso acontece? Através dessa teoria ele faz uma releitura das
aquisições.
No desenvolvimento não está incluindo a
heretariedade. Existe dois tipos de desenvolvimento:
*Desenvolvimento Maturacional- aquilo que é previsível.
*Desenvolvimento Psicológico- É importante que a
criança construa e invente e não apenas copie para que isso aconteça é
necessário que o professor proponha tarefas instigantes e significativas só
assim o aluno irá pensar, refletir a pratica proposta.
Vídeo “Jean Piaget, Aprendizagem e Conhecimento
Escolar com José Antônio Castorina”.
Neste vídeo ele fala sobre o construtivismo como uma
posição frente a ciência questionando diferentes interpretações sobre as
teorias de Piaget em relação ao processo educativo. Relata que todas as teorias
psicológicas sem exceção têm um grande desafio intelectual em elaborar
atividades que sejam significativas e bem elaboradas fazendo com que o aluno se
interesse mais. Então a psicologia genética na educação é a transformação do
desenvolvimento do sujeito. José Antônio faz uma abordagem referente a uma
aplicação da teoria no campo da ciência referem-se também as muitas mudanças
que aconteceu nos anos 60,70 e 90. Em seus estudos observa-se que a educação
deixa de ser mecânica e passa por uma transformação em que a criança deixa de
ser mero instrumento e passa a ser autora de seu conhecimento em que o
professor oportuniza tarefas instigantes levando a criança a construir seu
conhecimento por conta própria. Não podemos esquecer também do conhecimento
prévio dessa criança. Em sala precisamos construir um contexto didático
possibilitando assim a construção do conhecimento na sala de aula. A criança
constrói conhecimentos significativos a partir dos conhecimentos prévios que
ela carrega consigo.
Fernando Becker- Ted x Unisinos Apresentação
Fernando Becker neste vídeo
explora o espaço de experimentação e menos auditório. Expõe os prós e contras
do laboratório e do auditório. No auditório o professor transmite o que já sabe
e no laboratório é um espaço onde se faz experimentação, pergunta cria-se
hipóteses, é onde o aluno aprende, a sala de aula tem que ser um lugar onde o
aluno é autor, onde ele aprende e ensina sozinho e com seus pares. Assim sendo
o professor precisa ter uma formação adequada sempre procurando qualificar o
seu fazer pedagógico, dessa forma conhecendo e compreendendo os processos do
desenvolvimento do conhecimento, o professor entendera que cada criança aprende
de formas diferentes. Ted x Unisinos tem por objetivo ministras palestras espalhando e implantando ideias
inovadoras para a educação, ajudando os professores em suas aulas.
Ted x Unisinos- Fernando Becker- Escola: mais
laboratório, menos auditório.
Neste vídeo Fernando Becker reforça sua fala em
relação a menos auditório e mais laboratório. Ele faz uma referência sobre os
verbos copiar e colar, isto quer dizer que com o avanço da tecnologia o aluno
não se da mais o trabalho de pesquisar, eles simplesmente copia e cola, sem
muitas vezes saber o que de fato está escrito naquela pesquisa e isto está
virando um vício que futuramente serão adultos sem senso critico. Nós
professores, educadores precisamos reverter esse quadro. Dar mais voz ativa ao
aluno, deixar que ele se expresse mais, interaja mais nas aulas, exponha suas
ideias para o grande grupo e que nós professores possamos ouvir mais o que eles
têm a dizer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário