quinta-feira, 7 de junho de 2018

Processo Avaliativo.


O processo avaliativo dentro de um contexto de educação tradicional serve apenas para classificar o nível de desempenho do educando, sem pensar em todo o processo pelo qual o aluno passa diante de provas e avaliações. Medo, angustia, reprovação são alguns sentimento pelo qual eles passam.
Luckesi (1995),
"...provas e exames servem apenas para verificar o grau ou nível de desempenho em apenas um aspecto do desenvolvimento do aluno."
Em todos esses anos trabalhando na área da educação aprendi que a avaliação deve ser vista como um todo a criança aprende a todo o momento e todo lugar. É importante o professor observar, registar as práticas pedagógicas vividas pelas crianças nos diferentes espaços pelo qual eles passam diariamente dentro das escolas e instituições. O processo avaliativo pode ser usado como reflexão para ajudar os Educadores a planejar aprendizagens significativas para os educandos.
Portanto a avaliação não deve ser classificatória, mas uma ferramenta que poderá auxiliar os educadores e proporcionar aos educandos atividade, brincadeiras diversificadas que os ajudaram em seu processo de novos saberes.


 Referências:
Ferreira, Lucinete,  contexto Avaliativo no Cotidiano Escola.
https://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgtc

Nenhum comentário:

Postar um comentário