O processo avaliativo dentro de um contexto de
educação tradicional serve apenas para classificar o nível de desempenho do
educando, sem pensar em todo o processo pelo qual o aluno passa diante de
provas e avaliações. Medo, angustia, reprovação são alguns sentimento pelo qual
eles passam.
Luckesi (1995),
"...provas e exames servem apenas para
verificar o grau ou nível de desempenho em apenas um aspecto do desenvolvimento
do aluno."
Em todos esses anos trabalhando na área da educação
aprendi que a avaliação deve ser vista como um todo a criança aprende a todo o
momento e todo lugar. É importante o professor observar, registar as práticas
pedagógicas vividas pelas crianças nos diferentes espaços pelo qual eles passam
diariamente dentro das escolas e instituições. O processo avaliativo pode ser
usado como reflexão para ajudar os Educadores a planejar aprendizagens
significativas para os educandos.
Portanto a avaliação não deve ser classificatória,
mas uma ferramenta que poderá auxiliar os educadores e proporcionar aos
educandos atividade, brincadeiras diversificadas que os ajudaram em seu
processo de novos saberes.
Referências:
Ferreira, Lucinete, contexto Avaliativo no Cotidiano Escola.
https://www.youtube.com/watch?v=JqSRs9Hqgtc
Nenhum comentário:
Postar um comentário