quinta-feira, 7 de junho de 2018

Temas Geradores

                                               Resultado de imagem para temas geradores para educação infantil

Ao usarmos os Temas Geradores nas práticas pedagógicas estamos dando voz viva à intenção, a curiosidade, o desafio, a construção de novos saberes do aluno. Nós como professores temos o dever de ser mediador dessas novas descobertas, não como mero espectador, mas como um educador libertador de uma educação tradicional, em que o diálogo servira como instrumento para criar hipóteses na construção de novos conhecimentos. Todo sujeito tem uma história, uma cultura, uma leitura de mundo, onde suas vivências contribuem para dar significados aos temas geradores. Portanto trabalhar com diferentes linguagens e respeitar a visão de mundo que cada um tem. Assim o tema gerador contribui para a construção de novos aprendizados partindo do interesse do aluno, do seu conhecimento prévio, da sua bagagem de vivências. Freire nos mostra o quanto é importante ter outro olhar sobre esse aluno, perceber o que ele realmente quer dizer, dando voz as suas curiosidades e hipóteses proporcionando espaços onde eles valorizados e ouvidos, dando sentido a aprendizagens significativas.


“Ninguém começa lendo a palavra, porque antes da palavra, o que a gente tem pra ler a disposição da gente é o mundo e a gente lê o mundo na medida em que o compreende e o interpreta”... Paulo Freire (Vídeo: A construção da Leitura e da escrita)

Referências:

Freire, Paulo. A dialogicidade- Essência da educação como Prática da Liberdade. In: Pedagogia do Oprimido. 6º edição. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1978, p. 89-101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário