quinta-feira, 31 de maio de 2018

Educação de Jovens e Adultos: Um desafio


                                     Resultado de imagem para EJA

Apesar de já haver muitos programas voltados para as práticas pedagógicas de jovens e adultos os desafios pelo qual os educadores passam não são poucos. O programa tem ajudado, mas não é o suficiente é preciso um maior apoio das políticas sociais. Os projetos sociais tentam manter a camada popular nas instituições, mas muitas vezes a evasão das salas de aula toma conta, pois muitos são trabalhadores que sustentam a família. Vivemos em uma sociedade excludente, que não enxerga o que está a sua volta, acreditam que os mais pobres não tem direito a uma educação de qualidade.  Muitas vezes o adulto que decide voltar a estudar passa por muitas situações que o impedem de frequentar as aulas diariamente.
 Dentro da precariedade, poucos recursos e pouco conhecimento em como administrar a alfabetização dos jovens /adultos, o educador muitas vezes tem que lançar mão de sua varinha mágica para por em prática metodologias que ajudem esse jovem/adulto a construir seu conhecimento partindo da leitura de mundo que ele já tem.
Sendo assim é importante que o educador saiba trabalhar com as diferentes diversidades pois  cada comunidade tem uma cultura popular, que  conheça seu aluno, criando vinculo com esse sujeito, que lhe de segurança e acredite que ele é capaz de aprender, independente da idade.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. ( Paulo Freire)



Referências:

 Hara, Regina. Alfabetização de Adultos: Ainda um Desafio.3.ed. São Paulo: CEDI, 1992.
 https://www.pensador.com/paulo_freire_frases_educacao/
https://www.youtube.com/watch?v=vOyWBZuMHBQ

2 comentários:

  1. Olá Angela!Tu coloca como razão da evasão escolar o sustento das famílias, poderia explicar melhor?Tu acredita que os jovens e adultos evadem por este motivo? O que poderia ser feito, na tua opinião, para mudar isso?

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinéia, acredito que muitos jovens param de estudar para ajudar os pais em casa, outros por não se sentirem motivados a aprender e tantos outros talvez por preguiça. Acho que deveria ter mais projetos engajados nas comunidades para resgatar esses adolescentes e trabalhadores que estão foram das salas de aula, dando assim oportunidades a eles(os trabalhadores) de se qualificar e oportunizar a suas famílias melhores condições de vida.

    ResponderExcluir