segunda-feira, 28 de maio de 2018

Quem é o aluno da EJA .


                                   Resultado de imagem para EJA                   
No que se refere à EJA a autora Marta Kohl, caracteriza o grupo que frequenta, como jovens e adultos "não crianças". É um grupo de pessoas bem homogêneas. Em geral são oriundos do campo, trabalhadores não qualificados, analfabetos, pessoas excluídas das salas de aula pelas mais diversas razões e tem como objetivo uma realização pessoal, sentem necessidade de ajudar seus filhos em idade escolar e buscam novas respostas para seus conflitos e dificuldades.
É importante levar em consideração o que esses jovens e adultos pensam e como eles aprendem, e assim proporcionar aprendizagens significativas procurando sempre contextualizar com as vivências dos educandos.
A maior dificuldade que  os alunos da EJA enfrentam são as condições precárias de vida, pois todos trabalham a maioria já tem família para sustentar, com valores éticos e morais construídos a partir de suas vivências e do contexto que estão inseridos. Do mesmo modo muitos têm que enfrentar a baixa autoestima, chegam cansados depois de um dia inteiro de trabalho, acreditam não serem capazes.
É importante que o aluno da EJA se sinta acolhido e seguro e que as atividades pedagógicas busquem estimular esse aluno que tem dificuldades no campo cognitivo.
Em fim acredito que nós professor temos o desafio de ajudar  o aluno da EJA a encontrar seu lugar na sociedade, construindo e realizando seus objetivos e novamente sonhando com um futuro melhor. 

   Referencias:

Oliveira, Marta Khol de, Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e  Aprendizagem.
https://www.youtube.com/watch?v=190TVBfQoZw

Nenhum comentário:

Postar um comentário