segunda-feira, 28 de maio de 2018

A importância do Brincar


                                   Resultado de imagem para porque é importante brincar
Brincar é estar com o corpo em movimento. É pensar, agir, raciocinar, inventar, interagir, fantasiar, pular, correr, é ter a alma leve, são vivências brincantes. Brincar é muito, muito importante, pra mim foi e é até hoje, pois tive a oportunidade de brincar, ter casinha na arvore até o jogo de taco. E naquela época em que estava na escola lembro-me do recreio que era um momento muito prazeroso, brincávamos de amarelinha, esconde-esconde, cabra-cega entre tantos outros, agora percebo o quanto foi importante essa fase da minha vida. Aprendi muitas coisas naquele tempo, as brincadeiras tinham regras, o que me ensinou  que cada um tem que esperar a sua vez, fiz amizades que duram até hoje, riamos muito por qualquer coisa, sem motivo, apenas pelo prazer de dar risadas. Através do brincar a criança constrói sua identidade e brincado ela compreende melhor o mundo, as pessoas a sua volta, constrói maneiras de interagir com o mundo adulto. Muitas vezes, resolve conflitos internos, fantasiando e imaginando, é uma maneira de lidar com seus medos, angustias, com a dor e perdas afetivas.
Para Vygotsky, segundo Aranha (2002), a brincadeira, o jogo são atividades específicas da infância, nas quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. É uma atividade social, com contexto cultural e social.
Quando ela recria e imagina, ela brinca de imitar o adulto mais próximo a ela, a influência do brinquedo no desenvolvimento da criança é muito forte. A criança aprende a agir numa esfera cognitiva.
“Para Winnicot a criança ao brincar de prepara para o encontro com o outro, preparando uma organização mental, necessária para que se estabeleça e tenhamos condições emocionais para manter relações sociais e afetivas.”
Brincar é importante para a criança, pois ela se comunica através das brincadeiras reproduz suas vivências do cotidiano. O ato de brincar auxilia no processo de aprendizagem, favorece na construção da reflexão, da criatividade. É importante conscientizar os pais, professores e sociedade em geral sobre a importância da ludicidade que a criança vivência na infância, pois o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa e lúdica.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (Brasil, 1998, p.27, V. 01):
O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substituídos.
É na brincadeira que a criança se desenvolve, cria situações em que ela transforma e produz novos significados. Mas as brincadeiras não acontecem só em grupo, ela também pode ser individual, pois apesar de ser pequena , ela também precisa deste momento sozinha, para pensar sozinha ou até mesmo conversar com seu amigo imaginário ou explorar um brinquedo.  Temos que ter o cuidado e a sensibilidade de saber que cada criança é diferente da outra. Tem as que vivem na cidade, na periferia, em bairros nobres ou populares. Algumas vivem em famílias que tem hábitos, costumes e falam línguas diferentes, portanto a forma de brincar é diferente. Mas apesar das diferenças todas são crianças e precisam ser respeitadas em sua singularidade. As crianças aprendem novas formas de brincar tendo contato diário com outras crianças. Muitas vezes durante uma brincadeira pode haver confrontos: uma tira o brinquedo da outra, quando isso acontece é preciso o professor intervir, para que a criança aprenda a controlar o sentimento de posse e raiva, ajudando-o a dividir com o colega o brinquedo. Esses momentos de conflito fazem parte do processo desenvolvimento da criança, essa vivência deve ser vivida, para que elas aprendam a compartilhar e a viver em grupo.Em fim cabe a nós adultos e professores criar e propiciar, momentos, situações, proporcionando o desenvolvimento infantil através de jogos e brinquedos que despertem a curiosidade e amplie seus conhecimentos e suas habilidades.  Mas para que as crianças possam se desenvolver além de propiciar esses momentos é necessário que haja uma profusão e variedade nas experiências que lhe são oferecidas, sejam elas mais voltadas ao processo imaginativo e fantasioso ou às aprendizagens.


Referências:
 Wenner, Melinda. Brincar é coisa séria. Mente Cérebre. São Paulo: Ediourodueto Editorial Ltda. Ano XVIII, n° 216, jan/2011 (pp: 26-35).
Salles Christini, Hildebrandt Carolyn, Zan Betty, Edmiaston Rebeca Devries Rheta Rebeca, O Currículo Construtivista na Educação Infantil- Práticas e Atividades.

Revista Pré- Univesp

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