quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Um outro Olhar sobre' VER E OLHAR'!



Segundo a autora Márcia Tiburi,
  Ver é sintético, olhar é analítico. Ver é imediato, olhar é mediado. A imediaticidade do ver torna-o um evento objetivo. Vê-se um fantasma, mas não se olha um fantasma. Vemos televisão, enquanto olhamos uma paisagem, uma pintura.



             
Está imagem foi um dos muitos momentos alegres do meu estágio em anos iniciais. Quando escrevi no Blog em Abril de 2016, a respeito do tema ‘VER E OLHAR’, na minha escrita escrevi: ‘Observar a criança no seu dia a dia, pode nos dar subsídios preciosos para construir projetos que vá de encontro ao interesse deles.’ Ainda continuo pensando, que devemos proporcionar atividades que despertem o interesse do aluno, mas durante meu estágio pude observar  que as atividades além de despertar o interesse delas , temos que ter o cuidado que sejam significativas, que estimulem a curiosidade levando-os a querer a prender mais. Muitas vezes entramos em sala e só enxergamos alunos e que temos que dar conta dos conteúdos, sabemos que não podemos fugir desse detalhe,mas nada impede que possamos proporcionar atividades em que o aluno, seja escutado, possa falar como se sente, se entende e o mais importante como está suas emoções. Portanto Márcia me fez ver além e desejar uma sala viva, em que o aluno realmente aprende assim como o professor aprende com eles todos os dias e a todo o momento.  
  
Vide em:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4383843894316639308#editor/target=post;postID=925512483937714750;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=3;src=postname  acessado em 23\01\19

Referências
http://www.marciatiburi.com.br/textos/quadro_aprender.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário