Segundo
a autora Márcia Tiburi,
Ver é sintético,
olhar é analítico. Ver é imediato, olhar é mediado. A imediaticidade do ver
torna-o um evento objetivo. Vê-se um fantasma, mas não se olha um fantasma.
Vemos televisão, enquanto olhamos uma paisagem, uma pintura.
Está
imagem foi um dos muitos momentos alegres do meu estágio em anos iniciais.
Quando escrevi no Blog em Abril de 2016, a respeito do tema ‘VER E OLHAR’, na
minha escrita escrevi: ‘Observar a criança no seu dia a dia, pode nos dar
subsídios preciosos para construir projetos que vá de encontro ao interesse
deles.’ Ainda continuo pensando, que devemos proporcionar atividades que
despertem o interesse do aluno, mas durante meu estágio pude observar que as atividades além de despertar o
interesse delas , temos que ter o cuidado que sejam significativas, que
estimulem a curiosidade levando-os a querer a prender mais. Muitas vezes
entramos em sala e só enxergamos alunos e que temos que dar conta dos
conteúdos, sabemos que não podemos fugir desse detalhe,mas nada impede que
possamos proporcionar atividades em que o aluno, seja escutado, possa falar
como se sente, se entende e o mais importante como está suas emoções. Portanto
Márcia me fez ver além e desejar uma sala viva, em que o aluno realmente
aprende assim como o professor aprende com eles todos os dias e a todo o
momento.
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Referências
http://www.marciatiburi.com.br/textos/quadro_aprender.htm
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