Ao fazer
a releitura no meu Blog sobre “Maquinaria escolar pude perceber mais
profundamente o quanto a igreja mantinha interferia na vida dos fiéis,
colocando medo nas pessoas, obtendo assim obediência total. E assim a infância
foi forjada e construída socialmente pelos moralistas e homens da igreja.
Educar na infância era imprescindível para a Igreja, pois assim as crianças
seriam criadas no conservadorismo dos padrões morais, juntamente com as
autoridades eclesiásticas, uma época em que a igreja era constantemente
questionada. A educação neste momento, medieval, era prioridade para os
herdeiros e futuros príncipes, que futuramente seriam lideres de seus países.
Enquanto isso os filhos dos pobres, pertencentes a uma classe econômica
inferiores, dependiam da caridade dos cristãos, eram doutrinados a obedecer, serem
bons fiéis, a fim de se tornarem trabalhadores, submissos a seus empregadores. Ainda
que tenha se passado muitos séculos, a escola ainda mantém algumas concepções
dos séculos passados, mas a sociedade percebe hoje, o quanto é impossível ter
dignidade sem educação. Cabe a nós professores, educadores e sociedade lutar
pela preservação da educação enquanto pública, uma educação igualitária, acesso
ao conhecimento e na construção de novos saberes.
“Não a
essa educação em que o aluno é esmagado, anulado em suas idéias, sua voz não é
ouvida. Não a uma educação sem cor. Não a uma educação pobre, sem motivação...
“Sim a
uma educação em que a sala tem movimento, uma sala viva, com cheiros e sabores
de novos saberes” Angela Nunes, Fevereiro\ 19
Vide em:
https://blogdaangelamarianunes.blogspot.com/2015/10/nao-e-reformatorio-texto-nos-mostra-o.html acessado em 20\02\2019
https://blogdaangelamarianunes.blogspot.com/2015/10/nao-e-reformatorio-texto-nos-mostra-o.html acessado em 20\02\2019
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