quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Maquinaria Escolar.


Ao fazer a releitura no meu Blog sobre “Maquinaria escolar pude perceber mais profundamente o quanto a igreja mantinha interferia na vida dos fiéis, colocando medo nas pessoas, obtendo assim obediência total. E assim a infância foi forjada e construída socialmente pelos moralistas e homens da igreja. Educar na infância era imprescindível para a Igreja, pois assim as crianças seriam criadas no conservadorismo dos padrões morais, juntamente com as autoridades eclesiásticas, uma época em que a igreja era constantemente questionada. A educação neste momento, medieval, era prioridade para os herdeiros e futuros príncipes, que futuramente seriam lideres de seus países. Enquanto isso os filhos dos pobres, pertencentes a uma classe econômica inferiores, dependiam da caridade dos cristãos, eram doutrinados a obedecer, serem bons fiéis, a fim de se tornarem trabalhadores, submissos a seus empregadores. Ainda que tenha se passado muitos séculos, a escola ainda mantém algumas concepções dos séculos passados, mas a sociedade percebe hoje, o quanto é impossível ter dignidade sem educação. Cabe a nós professores, educadores e sociedade lutar pela preservação da educação enquanto pública, uma educação igualitária, acesso ao conhecimento e na construção de novos saberes.

“Não a essa educação em que o aluno é esmagado, anulado em suas idéias, sua voz não é ouvida. Não a uma educação sem cor. Não a uma educação pobre, sem motivação...
“Sim a uma educação em que a sala tem movimento, uma sala viva, com cheiros e sabores de novos saberes” Angela Nunes, Fevereiro\ 19




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