Para o Professor, na atualidade, o
tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de sala de aula, deixa de ser
aquele tempo de cumprir com as obrigações, realizar atividades que se destinam
a preencher carga horária? Sim ou não: por quê?
Ao longo dos anos a educação tem
passado por diversas transformações e os professores com o objetivo de
qualificar essa educação estão cada vez mais em busca de formação e
conhecimento. Trabalhar em uma escola, requer uma grande responsabilidade, pois
precisamos dar conta de passar os conteúdos e cumprir a carga horária de melhor
forma possível. Se por um lado é uma obrigação, pelo outro uma diversão. Em meu
estágio percebi o quanto é importante planejar e oportunizar atividades
instigantes, em que os alunos sintam-se instigados e curiosos em querer
aprender os conteúdos de forma lúdica. Estar em sala, não quer dizer que os
alunos tenham que ficar sentados como estatuas, é importante que eles sejam
ouvidos, levando sempre em consideração a bagagem de vivências que eles têm. Planejar
atividades que contemple os conteúdos exigidos é um desafio que não precisa
ficar em quatro paredes, mas pode ser construindo em outros espaços, praças, museus,
cinemas, etc.
Como diz Rubem Alves
“Há escolas que são gaiolas e há
escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para
que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros
sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros
engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos
pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam
pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos
pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo
já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser
encorajado.”
Vide em:
https://blogangelamarianunes.blogspot.com/2016/11/o-professor-e-atualidade.html
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