quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

O Professor e a atualidade



Para o Professor, na atualidade, o tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de sala de aula, deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, realizar atividades que se destinam a preencher carga horária? Sim ou não: por quê?
Ao longo dos anos a educação tem passado por diversas transformações e os professores com o objetivo de qualificar essa educação estão cada vez mais em busca de formação e conhecimento. Trabalhar em uma escola, requer uma grande responsabilidade, pois precisamos dar conta de passar os conteúdos e cumprir a carga horária de melhor forma possível. Se por um lado é uma obrigação, pelo outro uma diversão. Em meu estágio percebi o quanto é importante planejar e oportunizar atividades instigantes, em que os alunos sintam-se instigados e curiosos em querer aprender os conteúdos de forma lúdica. Estar em sala, não quer dizer que os alunos tenham que ficar sentados como estatuas, é importante que eles sejam ouvidos, levando sempre em consideração a bagagem de vivências que eles têm. Planejar atividades que contemple os conteúdos exigidos é um desafio que não precisa ficar em quatro paredes, mas pode ser construindo em outros espaços, praças, museus, cinemas, etc.

Como diz Rubem Alves
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”



Vide em:
https://blogangelamarianunes.blogspot.com/2016/11/o-professor-e-atualidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário