Jean Piaget um grande pesquisador sobre como as
crianças desenvolvem seus aprendizados contribuiu de forma significativa o modo
de pensar de muitos professores. O professor deixa de ser aquele, ser superior,
em que ele sabe tudo, tornando-se mediador e o aluno passa a construir seu
conhecimento deixando de ser um mero espectador, passando a ser autor de suas
aprendizagens.
O primeiro conhecimento que a criança adquire é
o conhecimento físico. Desde que ela nasce e começa a perceber o que está a sua
volta. Os alunos ao observarem, fazem uma leitura da expressão do outro, desenvolvendo
assim uma compreensão das emoções das pessoas que fazem parte do seu cotidiano.
Pude perceber em meu estágio o quanto os alunos se preocupavam uns com os
outros, sempre prontos a se ajudarem, quando alguém estava em dificuldades.
Este tipo de aquisição de conhecimento é importante, elas aprendem coisas novas
e constroem entendimento.
O segundo conhecimento é o lógico-matemático, a
criança adquire não só através da observação, mas por meio de um processo mental
da informação que obtém através da observação. Enquanto elas adquirem
conhecimento lógico-matemático elas não param de adquirir conhecimento físico,
mas agregam outro tipo de conhecimento para seu grupo de habilidades.
Conhecimento social é o último tipo de conhecimento que as
crianças aprendem a adquirir. A aquisição do conhecimento social depende de um
entendimento das formas em que os indivíduos se comunicam e criam laços. Ela
começa adquirir esse conhecimento no seu convívio familiar. Porque este tipo de
conhecimento requer uma compreensão complexa de emoções humanas e estímulos
sociais, é o último tipo de conhecimento que as crianças são capazes de
adquirir. Conforme as crianças desenvolvem a capacidade de absorver o conhecimento
social, acrescentam esta habilidade ao seu repertório de tipos de conhecimento,
em vez de substituir habilidades de aquisição de conhecimento previamente
adquiridas.
Para nós professores é importante entender os processos e assim poder
oportunizar aprendizagens significativas em que o aluno se sentira motivado e
curioso em aprender em adquirir novos saberes.
Vide em:
https://blogdaangelamarianunes.blogspot.com/2015/12/os-quatro-tipos-de-conhecimento-segundo.html acessado em 10\02\19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário