domingo, 12 de maio de 2019

Inclusão X exclusão

Inclusão, História e Educação.

                Todos fazem parte de um imenso mundo cheio de diversidade. Desde criança ouvimos as pessoas falarem que todos nos somos diferentes um dos outros ao mesmo tempo que somos iguais isso quer dizer que cada um de nos tem sua personalidade caracterizando-se pela maneira que aprendemos, olhamos, sentimos e reagimos em relação ao ambiente que cada um vive.

Inclusão quer dizer acolher a todos com necessidades especiais, sem distinção de classe social, cor. Na legislação artigo 28 nos diz que o estado tem o dever de garantir uma educação adequada a essas pessoas com necessidades especiais, assim como o Estatuto da Criança e adolescente também garante a eles o ensino regular nas escolas. Todas essas teorias são muito bonitas no papel.Quando escrevi sobre inclusão, fiz um relato mais baseado na teoria e o que acontece em sala de aula é bem diferente, isto não quer dizer que as teorias não são importantes pois elas é que nos dão suporte para saber a melhor forma de planejar as atividades, adaptando-as e fazendo o possível para está inclusão acontecer. Mas a partir do meu estágio pude observar que as escolas não estão preparadas com tudo que é necessário para que essa inclusão aconteça de fato. Entretanto falta nas escolas corrimões, rampas e materiais adaptados para essas pessoas com necessidades especiais. A inclusão é um grande desafio paras as escolas e professores. Deve ser um espaço onde a criança se sinta aceita, acolhida , valorizada em suas descobertas, compreendendo que é na sua diferença que elas crescem, se afirmam na sua diferença.


"Desse modo, Karagiannis, Stainback e Stainback (1999) referem que, diante de uma inclusão adequada, mesmo que uma criança apresente deficiências cognitivas importantes e apresente em relação aos conteúdos do currículo da educação comum, como pode ser o caso do autismo, ela pode beneficiar-se das experiências sociais."



Referências:


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