quinta-feira, 18 de abril de 2019

Diversidade e Preconceito.

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Todos nós fazemos parte de uma sociedade, estamos todos interligados e fazemos parte da raça humana. Pertencer á algum lugar nos faz pensar em quem somos, onde estamos e por que aqui estamos. Todos nós como pessoas somos autores e atores da nossa vida e desse modo devemos ter a consciência de que todas as nossas decisões, ações ou omissões tem consequências. Fazendo uma reflexão nesse sentido temos o compromisso de respeitar a vida, a individualidade e a diversidade. Todos são diferentes, com suas diferenças culturais, de religião, de etnias, conhecimento e de diferentes ritmos de aprendizagem. O Brasil é um dos países que tem uma fusão significativa de raças e essa rica diversidade deve ser respeitada através de atitudes e valorização das diferenças.

Essa reflexão foi feita em 2017 e de lá pra cá tenho percebido que o racismo e o preconceito só tem aumentado, percebo esse movimento dentro das escola, de forma velada mas acontece. A escola como espaço de aprendizado e construção de conhecimento deveria ser um lugar em que a criança se sinta acolhida, longe de olhares preconceituosos em relação a sua cor ou classe social. Em meu estágio, na hora do recreio presenciei a indiferença de alguns alunos  de outras turmas, em relação a classe social, econômica e racial. Em meus planejamentos, promovi alguns momentos de reflexão sobre diversidade e valores humanos, fazendo com que os alunos percebam que todos nós, somos a mistura de vários povos vivendo numa mesma sociedade. Esses momentos foram importantes, pelo menos com esse grupo pude trabalhar sobre preconceito e racismo. Apesar de vivermos em uma sociedade, ainda muito preconceituosa e racista, temos que acreditar que seja possível a construção de uma escola igual  para todos, em que o aluno seja reconhecido como cidadão de direito, que possuem diferentes culturas e que se possa repensar num currículo de acordo com a realidade, baseada em uma lógica de igualdade e direitos sociais. É importante que nós educadores, enquanto mediadores, possamos  oportunizar momentos de reflexão onde seja possível a construção de novos valores


                           Todos juntos somos mais fortes.

Bibliografia

Referencial Curricular Nacional para  Educação Infantil, volume 1 pag 35
O Educador no cotidiano das crianças: organizador e problematizador 2011, pág. 11

Legislação, Políticas e Influências Pedagógicas na Educação Infantil, volume 3
Missio, Luciani, Cunha Jorge Luiz da, Um olhar sobre a Educação no século XXI


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