quarta-feira, 28 de junho de 2017

Quadro de Certeza e Dúvidas

O interesse das crianças surgiu das brincadeiras delas no solário. Enquanto elas analisavam uma fenda no piso percebi o quanto a curiosidade delas é instigante. E foi dessa curiosidade que muitas perguntas surgiram dando origem ao projeto "De onde vem o ovo".

Dúvidas Temporárias
Certezas Temporárias
*Os passarinhos botam ovos?
Colocam ovos no ninho
*O dinossauro bota ovo?
O dinossauro é ovíparo
*O rato bota ovo?
O rato é mamífero
*Como nasce filhote de dinossauro?
Nasce de um grande ovo
*Que cor é os ovos?
Existem ovos de cores diferentes


Dúvidas Temporárias
Certezas Provisórias


*O dinossauro bota ovos?
Sim os dinossauros botavam ovos, eram ovíparos. Segundo existiam duas maneiras deles colocarem os ovos para não quebrarem: a 1º se abaixavam para colocar 2º eles possuíam uma espécie de tubo que saia do corpo e o ovo eram expelidos por ali.
*O rato bota ovo?
O rato é um mamífero e carrega seu filhote na barriga
*Como nascia o filhote de dinossauro?
Nascia de um ovo pequeno, com casca aparentemente fina e resistente.
*Que cor são os ovos?
Os ovos podem variar de cor, forma e tamanho.
*Os passarinhos botam ovos?
Os filhotes de passarinhos nascem de ovos colocados no ninho pela fêmea.

Para realizar nossas pesquisas temos utilizado buscas em sites, livros, fotos e sobretudo na observação dos passarinho e no ninho de passarinho que encontramos no pátio. Outra forma de descoberta foi o ovo de galinha trazido por um dos alunos. Pudemos ver de perto o que tem dentro do ovo. Depois disso assistimos a um vídeo do nascimento do pintinho. As crianças ficaram impressionadas. Agora querem ver nascer dinossauro, passarinho, cobra... Que tal um omelete de cobra?
 E não é que deu omelete!!

Dando continuidade a atividade anterior fizemos uma omelete. E as crianças que não estavam presentes na outra aula, puderam observar agora o que tem dentro do ovo. Pois oportunizar atividades e brincadeiras que motive  a curiosidade delas faz com que elas despertem a capacidade de observação.
Fala das crianças durante a atividade:
Crianças o que tem dentro do ovo?
- um bicho. Disse Théo.
- uma minhoca. Fala Maurício.
- um pintinho ué. Fala Henrique  com convicção.
Num segundo momento faço outro questionamento.
como é este ovo?
- ele é liso. Diz Rickson
- Um pouco geladinho. Fala Nícolas encostando ele no rosto.
As perguntas e resposta foram muitas.
Após explorarem o ovo fomos para o omelete, onde eles tiveram a oportunidade de quebrar os ovos e observar e explorar o que tinha dentro do ovo.
- eca é uma meleca. Diz João
- Claro que não João é gordura. Fala Miguel
- Eu acho que é uma geleca. Diz Igor e todos caem na risada.


Através do que foi vivenciado até agora percebi que as crianças tem gostando muito das atividades propostas, está sendo significativo, estamos conseguindo atingir nosso objetivo e novos saberes estão sendo construídos.








   



  
 
 O termino do omelete foi feito pela cozinheira.



 As atividades quando construídas e elaboradas junto às crianças, nos permitem ver seus questionamentos, interesses, curiosidades e a construção de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário