O interesse das crianças surgiu das brincadeiras delas no solário. Enquanto elas analisavam uma fenda no piso percebi o quanto a curiosidade delas é instigante. E foi dessa curiosidade que muitas perguntas surgiram dando origem ao projeto "De onde vem o ovo".
Dúvidas Temporárias
|
Certezas Temporárias
|
*Os passarinhos botam ovos?
|
Colocam ovos no ninho
|
*O dinossauro bota ovo?
|
O dinossauro é ovíparo
|
*O rato bota ovo?
|
O rato é mamífero
|
*Como nasce filhote de dinossauro?
|
Nasce de um grande ovo
|
*Que cor é os ovos?
|
Existem ovos de cores diferentes
|
Dúvidas Temporárias
|
Certezas Provisórias
|
*O dinossauro bota ovos?
|
Sim os dinossauros botavam ovos, eram ovíparos. Segundo existiam duas maneiras deles colocarem os ovos para não quebrarem: a 1º se abaixavam para colocar 2º eles possuíam uma espécie de tubo que saia do corpo e o ovo eram expelidos por ali.
|
*O rato bota ovo?
|
O rato é um mamífero e carrega seu filhote na barriga
|
*Como nascia o filhote de dinossauro?
|
Nascia de um ovo pequeno, com casca aparentemente fina e resistente.
|
*Que cor são os ovos?
|
Os ovos podem variar de cor, forma e tamanho.
|
*Os passarinhos botam ovos?
|
Os filhotes de passarinhos nascem de ovos colocados no ninho pela fêmea.
|
Para realizar nossas pesquisas temos utilizado buscas em sites, livros, fotos e sobretudo na observação dos passarinho e no ninho de passarinho que encontramos no pátio. Outra forma de descoberta foi o ovo de galinha trazido por um dos alunos. Pudemos ver de perto o que tem dentro do ovo. Depois disso assistimos a um vídeo do nascimento do pintinho. As crianças ficaram impressionadas. Agora querem ver nascer dinossauro, passarinho, cobra... Que tal um omelete de cobra?
E não é que deu omelete!!
Dando continuidade a atividade anterior fizemos uma omelete. E as crianças que não estavam presentes na outra aula, puderam observar agora o que tem dentro do ovo. Pois oportunizar atividades e brincadeiras que motive a curiosidade delas faz com que elas despertem a capacidade de observação.
Fala das crianças durante a atividade:
Crianças o que tem dentro do ovo?
- um bicho. Disse Théo.
- uma minhoca. Fala Maurício.
- um pintinho ué. Fala Henrique com convicção.
Num segundo momento faço outro questionamento.
como é este ovo?
- ele é liso. Diz Rickson
- Um pouco geladinho. Fala Nícolas encostando ele no rosto.
As perguntas e resposta foram muitas.
Após explorarem o ovo fomos para o omelete, onde eles tiveram a oportunidade de quebrar os ovos e observar e explorar o que tinha dentro do ovo.
- eca é uma meleca. Diz João
- Claro que não João é gordura. Fala Miguel
- Eu acho que é uma geleca. Diz Igor e todos caem na risada.
Através do que foi vivenciado até agora percebi que as crianças tem gostando muito das atividades propostas, está sendo significativo, estamos conseguindo atingir nosso objetivo e novos saberes estão sendo construídos.
O termino do omelete foi feito pela cozinheira.
As atividades quando construídas e elaboradas junto às crianças, nos permitem ver seus questionamentos, interesses, curiosidades e a construção de conhecimento.
E não é que deu omelete!!
Dando continuidade a atividade anterior fizemos uma omelete. E as crianças que não estavam presentes na outra aula, puderam observar agora o que tem dentro do ovo. Pois oportunizar atividades e brincadeiras que motive a curiosidade delas faz com que elas despertem a capacidade de observação.
Fala das crianças durante a atividade:
Crianças o que tem dentro do ovo?
- um bicho. Disse Théo.
- uma minhoca. Fala Maurício.
- um pintinho ué. Fala Henrique com convicção.
Num segundo momento faço outro questionamento.
como é este ovo?
- ele é liso. Diz Rickson
- Um pouco geladinho. Fala Nícolas encostando ele no rosto.
As perguntas e resposta foram muitas.
Após explorarem o ovo fomos para o omelete, onde eles tiveram a oportunidade de quebrar os ovos e observar e explorar o que tinha dentro do ovo.
- eca é uma meleca. Diz João
- Claro que não João é gordura. Fala Miguel
- Eu acho que é uma geleca. Diz Igor e todos caem na risada.
Através do que foi vivenciado até agora percebi que as crianças tem gostando muito das atividades propostas, está sendo significativo, estamos conseguindo atingir nosso objetivo e novos saberes estão sendo construídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário