quinta-feira, 18 de abril de 2019

Diversidade e Preconceito.

                                           Resultado de imagem para duas mãos projetando sombraEscola,#



Todos nós fazemos parte de uma sociedade, estamos todos interligados e fazemos parte da raça humana. Pertencer á algum lugar nos faz pensar em quem somos, onde estamos e por que aqui estamos. Todos nós como pessoas somos autores e atores da nossa vida e desse modo devemos ter a consciência de que todas as nossas decisões, ações ou omissões tem consequências. Fazendo uma reflexão nesse sentido temos o compromisso de respeitar a vida, a individualidade e a diversidade. Todos são diferentes, com suas diferenças culturais, de religião, de etnias, conhecimento e de diferentes ritmos de aprendizagem. O Brasil é um dos países que tem uma fusão significativa de raças e essa rica diversidade deve ser respeitada através de atitudes e valorização das diferenças.

Essa reflexão foi feita em 2017 e de lá pra cá tenho percebido que o racismo e o preconceito só tem aumentado, percebo esse movimento dentro das escola, de forma velada mas acontece. A escola como espaço de aprendizado e construção de conhecimento deveria ser um lugar em que a criança se sinta acolhida, longe de olhares preconceituosos em relação a sua cor ou classe social. Em meu estágio, na hora do recreio presenciei a indiferença de alguns alunos  de outras turmas, em relação a classe social, econômica e racial. Em meus planejamentos, promovi alguns momentos de reflexão sobre diversidade e valores humanos, fazendo com que os alunos percebam que todos nós, somos a mistura de vários povos vivendo numa mesma sociedade. Esses momentos foram importantes, pelo menos com esse grupo pude trabalhar sobre preconceito e racismo. Apesar de vivermos em uma sociedade, ainda muito preconceituosa e racista, temos que acreditar que seja possível a construção de uma escola igual  para todos, em que o aluno seja reconhecido como cidadão de direito, que possuem diferentes culturas e que se possa repensar num currículo de acordo com a realidade, baseada em uma lógica de igualdade e direitos sociais. É importante que nós educadores, enquanto mediadores, possamos  oportunizar momentos de reflexão onde seja possível a construção de novos valores


                           Todos juntos somos mais fortes.

Bibliografia

Referencial Curricular Nacional para  Educação Infantil, volume 1 pag 35
O Educador no cotidiano das crianças: organizador e problematizador 2011, pág. 11

Legislação, Políticas e Influências Pedagógicas na Educação Infantil, volume 3
Missio, Luciani, Cunha Jorge Luiz da, Um olhar sobre a Educação no século XXI


terça-feira, 16 de abril de 2019

Atividades significativas.

"As atividades quando construídas e elaboradas junto às crianças, nos permitem ver seus questionamentos, interesses, curiosidades e a construção de conhecimento."



Esse trecho fala sobre como foi importante construir o quadro de certezas e duvidas, juntamente com os alunos. E em meu estágio pude reafirmar essa questão, o aluno precisa ser motivado, instigado, questionado, levando-o a duvida onde ele poderá refletir chegando, através de atividades significativas, a certeza de determinado conteúdo estudado. Essa turma , em particular, não vivia sem folhinha, a partir do momento que comecei a propor atividades em eles tinham  que copiar do quadro, pesquisar, buscar uma resposta, a princípio não gostaram muito mas com o passar dos dias a turma ficou mais intensa,mais viva. O meu objetivo neste estágio , era proporcionar atividades em que os alunos fossem autores de suas aprendizagens, uma aula com brincadeiras, risos e aprendizagens significativas. 
A escola não deve ser um espaço em que o aluno se sinta castrado, mas um espaço onde eles possam voar, dando a asas ao seu aprendizado, onde eles aprendem com o professor e o professor aprende com eles. 



sábado, 6 de abril de 2019

Estágio \ TCC


                 



Começo minha postagem com essa imagem, pois foi neste espaço que comecei e conclui meu estágio. Foram momentos de grandes aprendizagens, onde eu fui desafiada a todo momento. A cada planejamento procurei levar para os alunos atividades que despertassem o interesse dele. Meu projeto foi baseado na Importância literatura  para o processo de alfabetização e letramento mas conforme o estágio avançava, comecei a perceber que quando as atividades eram abordadas juntamente com o lúdico, elas aprendiam de uma forma mais leve. Ao longo do estágio o projeto foi tomando outro formato, onde a brincadeira se fazia presente sempre, facilitando novas aprendizagens e a construção de novos conhecimentos. E com certeza aprendi que podemos proporcionar diferentes formas de ensinar, em que o aluno se sentira motivado, curioso em aprender, a cada atividade proposta. Uma sala tem que ser viva, com  muitas aprendizagens significativas.  Encerro minha reflexão com a certeza que estou no caminho certo, e que as crianças tem muito a nos ensinar. E que venha semestre IX, recheado de novos desafios.
Como diz Jonh Dewey
“O Professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados por mais corretos que sejam pode obter”. Jonh Dewey



Referência:
O pensador que levou a prática para a escola, Dewey, Jonh.