sexta-feira, 21 de junho de 2019

Educação de Jovens e Adultos


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Quando falamos em educação de jovens e adultos nos referimos a adultos "não crianças" segundo a autora Marta Kohl, são trabalhadores não qualificados, pessoas excluídas das salas de aula e na necessidade de ajudar seus filhos em idade escolar. A sociedade letrada, impoe que esses adultos analfabetos para serem aceitos precisam estar alfabetizados para futuramente não se tornarem um problema para a sociedade. Mas o adulto "não criança" precisa saber que o mundo também é seu e que ele tem direitos de lutar por seu lugar e não se tornar uma vitima excludente. É importante que o professor oportunize atividades significativas e que este aluno que trabalha o dia todo sinta-se acolhido e seguro. Outro fator importante é levar em conta a bagagem de vivências que esse aluno tem e tentar fazer as atividades o mais proximo possivel da realidade deles. Portanto conclui-se que esse jovem/adulto tem direito de concluir seus estudos em que idade for.

vide: https://blogangelamarianunes.blogspot.com/2018/05/quem-e-o-aluno-da-eja.html




Como diz a professora Magda Soares (1998): ...um adulto pode ser analfabeto, porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros lêem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, ..., se pede a alguém que lhe leia avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e de escrita. (p. 24) 
Referências

Oliveira, Marta Khol de, jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e Aprendizagens.



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