domingo, 30 de junho de 2019

EJA



Segundo a autora Marta Kohl, os alunos da EJA, são adultos caracterizados como "não crianças", são pessoas que tiveram que deixar muito cedo as salas de aula, para trabalhar e ajudar no sustento da família. Muitos deles tem vontade de voltar para escola, mas eles se acham incapazes ou estão muito cansados ou com sono depois de um dia cheio de trabalho. É importante que o professor que dá aula para esses jovens e adultos, crie atividades significativas que desperte o interesse deles e assim eles permaneçam em aula. É um grande desafio ser professor da EJA, pois os alunos, se sentem frustados, por não terem aproveitado a estudar quando eram mais jovens. Apesar de não terem estudo muito os alunos da EJA são pessoas que carregam uma bagagem de vivências, diante desse fato é importante que as atividades além de ser significativas e ela tem que ser planejadas em cima dessas vivências. 
[...] se a alfabetização numa perspectiva crítica pretende proporcionar o amadurecimento da consciência no sentido de desmistificar a realidade vivida, deve problematizar os conflitos, as diferenças, as contradições e o antagonismo de classes existente na sociedade. É esta reflexão crítica, feita através do diálogo, que levará os educandos a reconhecerem as ideologias, a perceberem o caráter histórico e mutável das relações sociais e, portanto, assumirem-se como sujeitos na construção de si mesmos e da realidade.Freire ( 2001).
Acredito em uma educação para todos, onde todos poderão estudar e ter oportunidade iguias, pois uma sociedade se faz a partir da educação.

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Referências
Alferes, Maria Aparecida.Alfabetização e Letramento : tecendo Relações com o Pensamento de Paulo Freire. Disponível em:https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2388188/mod_resource/content/0/20170601130727.pdf. acessado em 1 de julho de 2019.


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