sexta-feira, 21 de junho de 2019

Planejar = Aprendizagens significativas.

                 
Resultado de imagem para mafalda e o planejamento da escola


O planejamento deve estar relacionado com a realidade social do educando. A partir dessa realidade construir atividades significativas. O professor deve levar em conta a bagagem de vivências que o aluno tem e construir as aprendizens pedagógicas em cima dessa realidade. O professor como mediador dessas aprendizagens deve observar, estruturar e reestruturas as aprendizagens de acordo com as vivências desse aluno. O professor e o aluno devem buscar juntos esses novos conhecimentos, assim o participa do seu processo de ensinoqaprendigem, ele aprende e interage  melhor. O planejamento deve ser de acordo com o interesse dos alunos, sempre respeitando suas bagagem de vivências e respeitando o tempo que cada um aprende. Para que o planejamento seja aceito é importante também que a criança se sinta segura e motivada em aprender. Acredito que todo professor ao planejar sua aula deve sempre lembrar que esta aula deve ser para o aluno, portanto ela deve ser desafiadora criando possibilidades em que o aluno/criança pode exercer sua autonomia.

O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter. Jonh Dewey

Vide: https://www.blogger.com/blogger.g?tab=rj&blogID=7893308359651936504#editor/target=post;postID=1747834603857978238;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=26;src=postname


 Referências:
Planejamento: em busca de caminhos, Rodrigues, Maria Bernadette Castro
Decroly, Ovidde, O primeiro a tratar o saber como um só.
Dewey, Jonh, O pensador que levou a prática para a escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário