quarta-feira, 11 de abril de 2018

A importância da EJA


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Um adulto pode ser analfabeto, porque marginalizado social e economicamente,mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros lêem para ele, se dita cartas para alfabetizado as escreva..., se pede a alguém que lhe leia avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é de certa forma, letrado, por que faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e de escrita ( Soares, Magda, p.24, 1998).
Com base em estatísticas o Brasil continua com um grande número de analfabetos. A escolarização de jovens e adultos passou por diversas transformações até chegar   os dias atuais EJA ( educação de jovens e adultos). Nesse sentido todas as modalidades de ensino criadas para jovens e adultos foram criadas para resgatar aquele indivíduo que não teve acesso a leitura e a escrita e por um motivo ou outro tiveram que abandonar os estudos cedo demais. Dentro dessa reflexão a Educação de Jovens e Adultos é um caminho em que todas as pessoas de diferentes idades podem desenvolver diferentes habilidades numa troca mutua de experiências e vivências. Desse modo é importante relatar que a EJA representa uma divida do governo junto a esses indivíduos que muito cedo foram trabalhar para ajudar a família. Portanto um dos propósitos da Educação de Jovens e Adultos e a função Reparadora em que o sujeito é reconhecido como cidadão de direitos e deveres, podendo ter uma educação igualitária e de qualidade. Desse modo a EJA  cria oportunidades em que esse estudante terá uma qualificação adequada para o mercado de trabalho e consequentemente conquistará seu espaço social na sociedade.No que se refere aos desafios da EJA podemos citar: 
*acabar com a evasão escolar;
*criar métodos pedagógicos que desperte o interesse do aluno incentivando a compreensão e a construção do conhecimento;
*conscientizar a sociedade que os menos desfavorecidos também têm direito a educação de qualidade.
Logo concluí-se que a EJA é um direito de todos com o propósito de formar pessoas que exerçam sua cidadania diante da sociedade e que todo sujeito pode aprender e adquirir conhecimento e valores tanto no espaço escolar como fora dos muros da escola.




Referências:
Parecer CEB no 11/2000 Parecer Jamil Cury- Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA.
Friedrich, Marcia et al. Trajetória da escolarização de Jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas.

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