terça-feira, 24 de abril de 2018

O que é planejar?

Resultado de imagem para charge da Mafalda sobre escola e realidade social

O ato de planejar não é somente construir e aplicar atividades pedagógicas mas também configura-se num ato político. Portanto planejar vai muito além de estudo de valor, ético, político e pedagógico, que pode contribuir ou não com o ensino-aprendizagem de qualidade.O planejamento não pode ser um ato mecânico mas sim ter a participação do educando e que a elaboração das atividades vá de encontro aos interesses do educando, levando em consideração sua bagagem de vivências e suas peculiaridades.
 A partir  da leitura do texto de Rays (2000), foi elaborado  um quadro contendo os cinco principais momentos descritos pelo autor, fazendo uma relação entre essas ideias e a prática docente cotidiana.

MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”



O planejamento deve estar relacionado com a realidade social do educando. A partir dessa realidade construir aprendizagens pedagógicas e políticas.
O educador deve incentivar o educando através das aprendizagens a se tornar um futuro cidadão mais critico e determinado.
Proporcionar atividades de acordo com o interesse e realidade do educando.
  1. “Retrato sociocultural do educando”



As vivências e o meio que o educando vive ira dar subsídios para a estruturação das propostas pedagógicas.
O educador/educando interagem juntos na busca de novos conhecimentos através de dialogo, levando em consideração a especificidade de cada grupo.
Observar, estruturar e reestruturas aprendizagens de acordo com a realidade sociocultural dos educandos.
  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”


O educador ao elaborar uma atividade não pode esquecer que a mesma tem que incluir os três objetivos de ensino-aprendizagem: assimilação, elaboração e recriação do saber. O conteúdo a ser dado deve ser trabalhado de forma concreta e com significado para o educando de acordo com a realidade que está inserida.
Quando o educando participa de forma concreta e ativa, ele entende melhor o que o educador esta propondo naquele momento.
Proporcionar aprendizagens significativas em que o aluno poderá construir novos conhecimentos, mas sem esquecer-se da bagagem de vivencias que ele já tem.
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”



A participação direta ou indireta do educando nos planejamentos auxiliará o educador a construir as atividades. Os objetivos são pensar para repensar, repensar para agir e agir para transformar.
Pensar, agir e transformar são formas que iram contribuir para o desenvolvimento critico-reflexivo do educando.
Elaborar atividades voltadas para a realidade do educando, construir projetos adequados e do interesse da criança, oportunizar momentos em que o educando possa se fazer ouvir.
  1. “Avaliação da aprendizagem”



O principal objetivo da avaliação não está em classificar o educando, mas dar instrumentos ao educador que o ajude a melhorar o desenvolvimento das aprendizagens.
Essa nova forma de avaliar surge para incluir o aluno e não para medir seus conhecimentos.
Observar o grupo e planejar aprendizagens significativas de forma que os educandos sejam respeitados em suas especificidades


Referencias:
Texto: Planejamento de Ensino um ato Político-Pedagógico de Rays.

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