De acordo com alguns historiadores a preocupação com
a Educação é um assunto que já vem sendo discutido há séculos. Comênio, o pai
da didática, um professor que revolucionou a educação propondo diferentes
formas de ensinar e aprender. De acordo com Comênio, ele acreditava numa
educação para todos, igualitária, sem distinção de classe social ou sexo.
È inquestionável que os séculos passarão, houve
muitas transformações em relação à educação, a metodologia de ensinar mudou em
algumas escolas, professores se qualificaram, mas ainda há uma grande
preocupação de alguns professores. Dessa maneira se percebe que ensinar
reproduzir uma aula com informações pré-estabelecidas em que o aluno apenas
acumule as informações sem ao menos questionar o que está sendo proposto nos
dias atuais já não serve mais. É importante considerar que o aluno não é uma
tabula rasa, mas sim que ele já tem uma bagagem de vivências. Sabe-se que ainda
hoje ainda existem professores que ensinam de forma tradicional, onde o
educando recebe calmamente tudo que lhe é ensinado sem contestar, pois para ele
o professor é detentor do conhecimento. No entanto no meu cotidiano escolar
posso ver claramente o quanto o meu fazer pedagógico tem se transformado
através de leituras e reflexões feitas juntamente com minha formação em cursos
e faculdade. Minha didática é semelhante ao Pai da Didática no que se refere a
uma educação em que a criança deve ser respeitada, ouvida e acolhida. Acredito
numa educação em que o professor pode ser mediador do ensino-aprendizagem
promovendo atividades e brincadeira em que os alunos/crianças criem hipóteses
sendo protagonistas de seus conhecimentos.
Bibliografia:
Doll,Johannes, Rosa Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In__(orgs). Metodologia de Ensino em foco: Práticas e Reflexões. Porto Alegre: UFRGS,2004,p.26-29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário